Ribeirão Preto vai adotar, a partir da próxima quinta-feira, 27 de maio, medidas restritivas para conter o avanço da covid-19. E um dos motivos é o aumento do número de pacientes intubados nas unidades de pronto-atendimento.
De acordo com o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), ocorreu um aumento relevante de pessoas com covid-19 precisando de respiração mecânica nos postos de saúde. O número saltou de 15 intubados no dia 20 de maio para 25 na segunda-feira (23).
O número de vagas para esse tipo de atendimento nas unidades de saúde do município é 30. Ou seja, com 25 pacientes, a capacidade para não deixar ninguém sem atendimento está em pré-colapso. Nesta terça (25), são 22 intubados nas unidades municipais.
Segundo Nogueira, as restrições são recomendações do comitê municipal que acompanha a pandemia exatamente para evitar que pessoas fiquem sem atendimento no futuro.
O prefeito de Ribeirão Preto ainda enumerou os motivos do avanço da pandemia na cidade: novas variantes, quebra do isolamento no Dia das Mães e comportamento inadequado por parte da população.
MAIS INFORMAÇÕES
Clique aqui e veja todas as regras da nova fase da quarentena em Ribeirão
Acesse o podcast da CBN Ribeirão com a entrevista na íntegra com o prefeito Duarte Nogueira