O boletim epidemiológico mais atualizado, referente aos dados de sexta-feira passada e do último final de semana, aponta que mais 28 mortes causadas pela covid-19 foram confirmadas apenas em Ribeirão Preto. Agora, a cidade soma 1.495 óbitos em um ano de pandemia.
As vítimas fatais eram maioritariamente idosas e apresentavam comorbidades pré-atestadas, como doença cardiovascular crônica, disfunções neurológicas, hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença pulmonar.
Uma delas, no entanto, chama atenção no levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde pela pouca idade. Trata-se de um homem, de 39 anos, que perdeu a vida em 25 de março deste ano após passar dias internado em um hospital privado. Ele era obeso.
Essa condição é classificada em um relatório da pasta como a quinta mais mortal – quando associada ao vírus Sars-Cov2 – entre os casos registrados no município.
Além disso, o mesmo boletim mostra que mais 836 moradores testaram positivo para o novo coronavírus neste período. Isso quer dizer que o montante saltou de 60.676 para 61.404 contaminações até o momento.
Vale lembrar que Ribeirão Preto atualiza as estatísticas da covid-19, acompanhadas também pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta-feira. Por isso, o número consolidado de infecções pode ser ainda maior – no próprio levantamento consta que 2.543 pessoas com sintomas suspeitos ainda aguardam o diagnóstico dos exames.
“As informações contidas nesse boletim epidemiológico são preliminares, sendo constantemente avaliadas quanto ao preenchimento de definição de caso, duplicidades e notificações tardias. Portanto, estão sujeitas a modificações”, finaliza a Saúde.