O número de pacientes internados com covid-19, nesta quinta-feira (28), passou para 252 e teve queda de aproximadamente 5% em relação ao mesmo levantamento de quarta (27). Na data, eram 265 pessoas em estado grave.
Ainda assim, as taxas de ocupação de leitos continuam alarmantes na cidade: as UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), por exemplo, amanheceram 85,03% lotadas na contagem geral e completamente cheias no Hospital das Clínicas.
A plataforma leitoscovid.org, que acompanha a situação dos centros médicos durante a pandemia, indica que não há mais vagas de internação na unidade campus do HC. Já a Santa Casa e o Santa Lydia, ambos localizados no Centro, também beiram o limite.
Por lá, os índices atualizados às 10h eram de 95% e 92%, respectivamente.
LEIA MAIS
Brasil passa de 220 mil mortes por covid e 9 milhões de casos
Covid: Ribeirão aguarda abertura de novos leitos de UTI
Ribeirão tem mais sete mortes e 313 casos de covid-19
Leitos em uso
Ainda sobre as taxas gerais de ocupação, o mesmo sistema de monitoramento aponta que 142 dos 167 leitos de UTI do município estão atualmente cheios. Além disso, 112 pacientes seguem ligados a aparelhos de respiração 24 horas por dia.
Já nas enfermarias, o índice de lotação tanto nos hospitais públicos, quanto nos privados é de 62,86%.
A atualização mais recente da plataforma indica que o município tem capacidade para tratar 175 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus simultaneamente, mas já cumpre esse serviço em 110 infectados. Nenhum deles faz uso de respiradores.
ACidade ON reforça que a leitoscovid.org é atualizada praticamente em tempo real e reproduz apenas dados de Ribeirão Preto. Por isso, os dados podem sofrer alterações ao longo do dia. As taxas aqui apresentadas correspondem ao horário de publicação da matéria.