A cidade de Ribeirão Preto tem, na tarde desta quarta-feira (17), 270 pacientes internados com covid-19 e 74,52% das 10 UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) reservadas para tratar parte dessas pessoas ocupadas. Uma delas já não tem mais vagas.
De acordo com a plataforma leitoscovid.org, a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, localizada na região Central, atingiu a capacidade total de atendimento às 15h30 de hoje – das oito camas ativas, todas estão preenchidas.
Já no campus da USP, a situação ainda não atingiu o extremo, mas beira a lotação.
São 44 leitos de terapia intensiva montados por lá e 39 deles estão cheios. Ou seja: o HC, principal centro médico da região, está a cinco casos graves de infecção pelo novo coronavírus do colapso.
Estes, porém, são dados individuais e podem ser remanejados a qualquer momento, desde que o aumento da demanda aconteça e haja disponibilidade.
LEIA MAIS
Covid-19: Nova cepa atinge de forma grave os mais jovens
Veja como será a retomada da vacinação em Ribeirão Preto
Em termos gerais, o município conta, atualmente, com 208 vagas de UTI e tem 155 pacientes internados neles; 117 fazem uso de aparelhos respiratórios.
Nas enfermarias, o mesmo sistema de monitoramento da Saúde mostra que o índice nesta quarta-feira (17), também no mesmo horário, é de 62,16% – há 185 camas de atendimento isoladas apenas para casos não tão críticos de covid-19, mas 115 já estão ocupados.
Vale lembrar, como já apontado acima, que a plataforma leitoscovid.org é atualizada praticamente em tempo real e pode sofrer alterações ao longo do dia. Os números aqui apresentados são referentes ao horário de publicação da matéria.