O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, José Carlos Moura, afirmou nesta quarta-feira (16) que a prefeitura ainda não planeja realizar uma nova flexibilização das restrições para contenção do novo coronavírus (covid-19).
VEJA TAMBÉM – Vencemos a terceira onda da covid-19, diz Jean Gorinchteyn
Atualmente, Ribeirão Preto mantém limitações nas regras para realização de eventos, que têm capacidade limitada a 700 pessoas. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras em locais abertos e fechados. Já as casas noturnas, podem operar com até 50% da capacidade de público.
“O Executivo não tem ainda nenhuma consideração a isso [flexibilização das regras]. O decreto continua em vigor até que o executivo entenda que possa fazer alguma alteração”, disse Moura, ao ser questionado pela reportagem do acidade on.
A administração municipal ainda demonstra preocupação com o carnaval, que acontece entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. Mesmo sem permitir a realização de eventos em áreas públicas, Ribeirão Preto manteve os pontos facultativos para os serviços municipais.
Queda de casos de covid
Embora a preocupação continue, os números de casos e internações por covid-19 têm diminuído em Ribeirão Preto nas últimas semanas. Nesta quarta-feira (16), são 158 pacientes internados. No dia 1° de fevereiro, eram 194 pacientes nos hospitais com a doença.
“Essa terceira onda [da covid-19] está indo embora”, disse o secretário durante entrevista coletiva concedida em conjunto com médicos do HC-RP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto).
LEIA MAIS – Pandemia: Ribeirão Preto chega a 166 mortes por covid em 2022