Ribeirão Preto registrou, neste domingo (13), queda nos atendimentos de pacientes com sintomas da covid-19 nas unidades de saúde pronto-atendimento.
Segundo dados da Secretaria da Saúde, passaram pelos dois polos covid-19 (UPA Treze de Maio e UBDS Central), 192 pessoas. Esse é o menor número desde o dia 18 de abril, quando as duas unidades somaram 163 atendimentos.
Já o pico de atendimentos foi no dia 15 de março, antes da prefeitura decretar lockdown de cinco dias. Na ocasião, 608 pacientes foram atendidos em um único dia. [veja o gráfico abaixo]
Como está a situação hoje
Nesta segunda-feira (14), estão em tratamento nos dois polos covid-19 e nas UPAs norte e oeste, 95 pacientes nas enfermarias e 14 pacientes intubados.
A maioria desses pacientes está na UPA leste na avenida 13 de maio – são 48 pessoas nas enfermarias e 7 intubadas. No Polo Covid 2 são 25 pacientes nas enfermarias e 4 intubados.
A última atualização da Secretaria Municipal da Saúde foi às 8h.
Pacientes intubados
Apesar da queda nos novos atendimentos, o gráfico mostra que há um mês as unidades de pronto atendimento de Ribeirão estão com média de mais de 10 pacientes intubados à espera de uma vaga em hospital.
A cidade chegou a ter neste período 31 pacientes submetidos a ventilação mecânica, um cenário bem diferente do início do mês de maio, quando havia apenas 1 paciente grave internado.