No mesmo dia em que as primeiras doses da vacina contra a covid-19 começaram a ser aplicadas em Ribeirão Preto, a cidade registrou aumento nas internações causadas pela doença e tem, nesta terça-feira (19), 231 casos em tratamento. Na segunda (19) eram 224.
Isso quer dizer que sete pessoas contaminadas pelo novo coronavírus deram entrada nos hospitais públicos e privados só nas últimas 24 horas – a maioria delas está, agora, nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva).
De acordo com a atualização mais recente da plataforma leitoscovid.org, divulgada pelo Supera Parque às 9h20, a ala reservada para diagnósticos mais críticos está 76,13% lotada, já que 118 das 155 camas permanecem em uso.
A boa notícia é que não apenas os números negativos foram potencializados em um dia, mas a capacidade de atendimento simultâneo também.
No último levantamento reproduzido pelo ACidade ON, o município estava com 107 dos 136 leitos de UTI abertos na época ocupados. Ou seja: 19 vagas foram criadas neste mesmo período – mais que o dobro de internações recentes.
LEIA MAIS
Técnica de enfermagem de 44 anos é a 1ª vacinada em Ribeirão
Ribeirão inicia vacinação às 9h com presença de Doria no HC
É verdade? Confira informações sobre a vacina contra a covid
Nas enfermarias, a situação é um pouco mais moderada e amanheceu nesta terça-feira (19) compatível às médias da fase verde do Plano São Paulo. Ainda segundo dados da plataforma leitoscovid.org, o índice de lotação por lá é de 67,66%.
Isto é: das 167 camas de tratamento, 113 foram destinados a pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus – quatro a menos que ontem. Talvez por esse motivo não houve manutenção de disponibilidade do setor, como aconteceu na área de terapia intensa.
Vale lembrar, porém, que o sistema do Supera Parque é exclusivamente municipal e atualizado praticamente em tempo real. Por isso, pode sofrer alterações em algumas taxas. As quantias aqui apresentadas são referentes ao horário de publicação da matéria.