Ribeirão Preto ainda não detectou casos da variante delta, conhecia como cepa da Índia, entre os casos de covid-19 confirmados na pela Secretaria Municipal da Saúde.
Em nota enviada ao ACidade ON na tarde desta quarta-feira, 4 de agosto, a Saúde municipal informou que a situação é monitorada pelo Instituto Adolfo Lutz. A cepa predominante na região de Ribeirão Preto é a P.1, que ficou conhecida como a variante do Amazonas.
A variante delta, identificada incialmente na Índia, tem apresentado, em estudos realizados em vários países, uma maior taxa de contágio. A cepa é considerada uma ameaça ao controle da pandemia no mundo.
Na capital paulista, pesquisas por amostragem do Instituto Butantan já identificaram 50 casos da variante delta. Para saber mais, clique aqui.
MAIS: Saiba como são os sintomas da variante delta
Recomendações
O que se recomenda neste momento é que se mantenha o uso correto das máscaras (cobrindo o nariz e a boca), distanciamento social, higienização de mãos e, principalmente, evitar aglomerações.
Se a pessoa apresentar qualquer sintoma compatível com síndrome gripal é necessário procurar uma unidade de saúde e todos os casos suspeitos devem ser imediatamente notificados e investigados clínica e laboratorialmente.
A partir daí, é necessário ficar em isolamento por no mínimo 10 dias. Os contatos próximos devem fazer quarentena de 14 dias.
A SMS também reforça ao público elegível para tomar a vacina anticovid e não deixar de tomar a segunda dose para completar o ciclo vacinal.