Contaminados pela covid-19, Ribeirão Preto iniciou a segunda-feira (11) com 202 pacientes internados e alcançou ainda pela manhã taxas alarmantes de ocupação dos leitos. As UTIs (Unidade de Pronto Atendimento), por exemplo, beiram a lotação completa da Saúde municipal.
De acordo com dados atualizados às 10h de hoje pela plataforma leitoscovid.org, 100 pessoas que tiveram contato direto com o novo coronavírus e necessitam de cuidados específicos estão nos hospitais. Ao todo, o município tem capacidade para atender 118 simultaneamente.
Isso quer dizer que o índice de uso da ala reservada para casos mais críticos da infecção é, atualmente, de 84,75%.
Já nas enfermarias, as estimativas são um pouco mais brandas: 63,35%. Ainda assim, bem mais saturados que há sete dias.
Na segunda-feira passada, 4 de janeiro, a média dos centros médicos públicos e particulares era de 50,32%.
LEIA MAIS
Covid: Ocupação em UTI ultrapassa 70% em hospitais de Ribeirão
Com covid, Nogueira diz que cumprirá compromissos por vídeo
Ainda segundo o sistema do Supera Parque, criado para monitorar o avanço da pandemia na cidade, 102 dos 161 leitos estão ocupados exclusivamente na área de isolamento, reservada para atender internações causadas pela covid-19.
ACidade ON reforça que os números computados pela plataforma são exclusivos de Ribeirão Preto e costumam ser atualizados várias vezes ao dia. Por isso, podem sofrer alterações. As quantias aqui apresentadas são referentes ao horário de publicação da matéria.