O presidente do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), Paulo César Garcia Lopes, analisa com otimismo a reabertura do comércio, depois de quase 40 dias fechado para atendimento presencial devido à pandemia da covid-19.
A reabertura dos estabelecimentos para atendimento presencial, com até 25% da capacidade, foi autorizada na fase de transição do Plano São Paulo a partir deste domingo (18).
LEIA MAIS – Comércio reabre nesta segunda em Ribeirão; Veja os horários
Em entrevista ao telejornal Bom Dia Cidade, da EPTV, nesta segunda-feira (19). Lopes avaliou que o período foi “angustiante” para os lojistas.
“Os outros canais de venda que a gente tanto estimula são importantes, mas não atingem o mínimo do faturamento para a maioria das empresas poder trabalhar e pagar os seus custos fixos. Então, muita gente tava prevendo esse desemprego muito grande. Por isso, temos que ter um certo alívio com a abertura progressiva, com um quarto da capacidade de atendimento e, principalmente, porque nós estamos há três semanas do Dia das Mães”, disse.
O presidente do Sincovarp, contudo, pede que os consumidores aproveitem a reabertura do comércio sem tumulto e aglomerações.
“A gente estimula as pessoas a comprarem com antecedência, pois a atividade de compra ainda é de risco e o consumidor deve, então, seguir todos os protocolos e o lojista também colaborar no sentido de organizar: se tiver fila na loja, manter o distanciamento e atender com muita calma”, alertou Lopes.