O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, disse em entrevista para a rádio CBN Ribeirão que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Treze de Maio deixa de atender apenas casos de pacientes com sintomas da covid-19 a partir da próxima segunda-feira (9).
Já a UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central, continuará funcionando como Polo Covid. Segundo a plataforma leitoscovid.org, os dois Polos Covid têm 21 pacientes internados em leitos de enfermaria reservados para o tratamento da covid. Não há pacientes em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
“Nosso planejamento, é que segunda-feira a gente deve voltar a UPA Leste, em primeiro lugar, voltar o atendimento geral. Nós vamos manter a UBDS Central como Polo Covid nos próximos dias, com a expectativa que continue essa queda de casos”, declarou o secretário.
O secretário afirmou que a medida desafoga o serviço nas UPAs Norte e Oeste, que mantiveram o pronto-atendimento para outras especialidades durante a pandemia da covid-19.