O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, está reunido, nesta quinta-feira (14,) com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), através de videoconferência, para falar da campanha de imunização contra a covid-19. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), é um dos participantes.
Segundo o divulgado até o momento pela assessoria da prefeitura de Ribeirão Preto, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse que a campanha de vacinação contra a Covid-19 deverá começar ao mesmo tempo em todas as capitais. Ele porém, não falou do interior do Brasil.
Pazuello informou os prefeitos que o cadastro da imunização terá como base o aplicativo Conecte SUS. “O aplicativo será utilizado na campanha de imunização contra a covid-19. Será o caminho da digitalização do atendimento básico da saúde no Brasil. Todas as UBDS estarão conectadas com prontuário dos usuários para controle da vacinação da COVID-19”, disse o ministro.
Nogueira questionou o ministro sobre o número de vacinas disponíveis. Segundo as contas do chefe do Executivo de Ribeirão Preto, serão necessárias 88 milhões de doses de vacinas para atender o público prioritário. “Se hoje dispomos de 10,8 milhões de vacinas do Instituto Butantã e 8 milhões de doses chegando de Oxford como isso será feito?”, perguntou Nogueira.
Segundo a assessoria da prefeitura, o ministro da Saúde informou que as respostas serão apresentadas pelo secretário de Vigilância em Saúde Arnaldo Correia de Medeiros. A reunião está em andamento, Mais informações em breve.
Vale ressaltar que o Programa Estadual de Imunização contra a covid-19 de São Paulo coloca o dia 25 de janeiro como a data inicial para a vacinação em todo o Estado.
MAIS: Clique aqui e veja todas as notícias dobre a pandemia na região