O primeiro dia de vacinação destinado a profissionais autônomos da Saúde, registrado nesta quarta-feira (3), começou marcado pelas filas de dobrar quarteirão e reclamações relacionadas a desorganização do plano de imunização desenvolvido por Ribeirão Preto.
Às 9h, ACidade ON esteve em um dos dois pontos de aplicação da chinesa Coronavac, criada pelo Instituto Butantan contra a covid-19, e flagrou dezenas de pessoas à espera do imunizante – muitas, no entanto, descontente com a falta de controle de chegada.
LEIA MAIS
Profissionais da Saúde serão vacinados a partir desta quarta
Ribeirão pede 10 mil doses para vacinar grupo prioritário
O psicólogo Luiz Ferro, de 41 anos, foi o primeiro a receber a dose. Em pé desde às 23h de terça, em frente à Aorp (Associação Odontológica de Ribeirão Preto), ele disse à reportagem que já esperava um caos formado em corrida pela vacina.
“O segundo da fila veio hoje, às 4h30, e muitos ainda vão chegar. Para mim, é uma esperança que ameniza a crise vivida por nós há tantos meses, mas ainda falta muito”, afirma.
Maria Aparecida da Rocha, 64, concorda. Na opinião dela, se sentir segura é o primeiro passo para que as coisas comecem a voltar ao normal. “Me sinto insegura para dar o apoio que meus pacientes necessitam, mas, depois da segunda dose, isso deve mudar”, completa.
Posicionamento
Questionada nesta quarta-feira (3), após o flagrante de filas na Aorp, sobre o aprimoramento do esquema livre de vacinação e a possível criação de um pré-agendamento para isso, a Secretaria Municipal da Saúde informou que “haverá controle de senha e, para ser vacinado, o profissional terá que se identificar”.
“Equipes de servidores estão no local organizando as filas nos dois postos de vacinação. A Guarda Civil Metropolitana também está dando suporte na vacinação e organização”, completou, via assessoria de imprensa.
Anúncio do município
Sem muitas informações relacionadas à organização do esquema de vacinação, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou no final da tarde de terça-feira (2) que profissionais autônomos da Saúde seriam beneficiados a partir desta quarta (3) com doses da vacina contra a covid-19.
Em coletiva de imprensa, ficou definido que esta etapa contaria com 3.600 unidades do imunizante, destinada à um público alvo estimado em aproximadamente 10 mil pessoas. Por isso, o município pediu cautela.