- Publicidade -
coronavirusVeja o que se sabe sobre a variante Deltacron confirmada no Brasil

Veja o que se sabe sobre a variante Deltacron confirmada no Brasil

Nova cepa foi identificada em dois pacientes do Norte do país e vem sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

- Publicidade -

Especialista fala sobre o surgimento da variante Deltacron no Brasil – Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

- Publicidade -

Com a confirmação nesta terça-feira (15) dos primeiros casos da variante Deltacron no Brasil, a comunidade científica brasileira passa a monitorar mais de perto o surgimento da nova cepa que combina características genéticas da Ômicron e da Delta.    

O professor da Unesp, Vitor Vitor Engrácia Valenti, afirma que a grande preocupação é com sua alta transmissibilidade e possíveis escapes da vacina.   

“Isso, no entanto, não significa que as vacinas não têm mais efeito nenhum, não tem impacto, pelo contrário! As três doses das vacinas conseguem proteger muito bem contra a covid-19 (..) Os dados são preliminares, mas até o momento, ela não parece ser mais grave em relação aos sintomas”, disse Engracia. 

A chegada da Deltacron ao Brasil, coincide com a entrada do outono, que junto com o inverno, são os meses em que há mais registros de doenças respiratórias no país. “Se isso acontecer vamos precisar reforçar a vacinação e também as medidas preventivas, então é importante manter o uso das máscaras”, opina. 

Segundo Engrácia, a boa notícia é que a situação epidemiológica em outros países também vem melhorando, o que demonstra sinais de controle da pandemia. “A gente tem observado que a gravidade da doença tem perdido a força, inclusive na Inglaterra tem evidências mais recentes, apontando que a covid está conseguindo ser menos letal, do que a gripe”, finaliza Engrácia.  

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM – Saúde divulga calendário da campanha de vacinação contra gripe

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -