Aguarde...

Cotidiano

Mais de 3 mil crianças esperam por vaga em creche em Ribeirão

De acordo com a secretaria da Educação, a meta é zerar a fila até o final do ano; pais dizem que aguardam há mais de 4 anos por vaga

| ACidadeON/Ribeirao

Pais afirmam que estão há mais de 4 anos procurando por vaga (Foto: arquivo A Cidade)
 
Cerca de 3,6 mil crianças estão na fila por uma vaga em creche em Ribeirão Preto, de acordo com o Conselho Tutelar. Existem casos de pais que esperam há mais de 4 anos por uma vaga para os filhos.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
 
A situação é vivida pela vendedora Ivanete Fratassi, que deixou de trabalhar para poder cuidar da filha, que já completou 4 anos de idade. De acordo com a vendedora, ela começou procurar por uma vaga para a criança antes mesmo dela nascer.  

Ivanete conta que já foi em três escolas infantis, mas não conseguiu matricular a filha. "É como se alguém não olhasse para mim, não olhasse para ela, e olhasse para todos aqueles que estivessem do lado e a minha filha fosse esquecida", declara.  

Segundo o Conselho Tutelar 1 de Ribeirão Preto, que fica na região Central, já foram feitas 100 pedidos de ações junto ao MP-SP (Ministério Público de São Paulo), apenas no mês de janeiro, com o objetivo de conseguir vagas por via judicial. Porém, as liminares ainda não foram julgadas.  

Meta
 
De acordo com o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, o objetivo da administração é zerar a fila de pessoas esperando por vaga na creche até o final de 2020. "Tem acontecido um fluxo muito grande da rede particular e de outros municípios que somos obrigados a absorver, especialmente na pré-escola", completou (com EPTV).  

Leia mais:
Nogueira fala sobre os AMEs, vagas em creche e asfalto  

Procura por vagas em creche gera fila na zona Norte de Ribeirão  

Justiça obriga Prefeitura de Ribeirão a criar 4 vagas em creche por dia

Mais do ACidade ON