Aguarde...

Cotidiano

Em 40 dias, uma pessoa teve covid a cada seis minutos em Ribeirão

Dados mostra que a última semana foi uma das mais críticas em termos de contaminação no município; entenda o motivo

| ACidadeON/Ribeirao

Foto: Reprodução/Pixabay
 

Em plena segunda onda da covid-19, Ribeirão Preto bateu recorde em índice de contaminação e constatou que quase 54 mil pessoas já tiveram contato com o novo coronavírus. Nos últimos 40 dias, por exemplo, um morador era infectado a cada seis minutos. 

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, levantados pelo Grupo EPTV nesta sexta-feira (5), a média diária de proliferação da doença cresceu aproximadamente 22% em apenas uma semana - agora, cerca de 242 casos são confirmados todos os dias. 

Entre os dias 18 e 24 de fevereiro, 1.379 testes voltaram positivos dos laboratórios do município, tanto públicos quanto privados. 

Isso quer dizer que, neste período, aproximadamente 197 pessoas contraíam covid-19 a cada 24 horas. 

Já na comparação mais recente, referente a 25 de fevereiro e 3 de março, mais 1.694 pacientes receberam o diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. Exatos 315 a mais que o montante apresentado acima e responsável pela média diária de contaminação mais preocupante do ano até agora. 

Esse panorama preliminar foi comentado por Valdes Bolela, infectologista do Hospital das Clínicas, e classificado por ele como "extremamente preocupante". 

"Nessa semana o hospital teve a enfermaria e o leitos de UTI praticamente lotado o tempo todos. Isso nos mostra que não sabemos como vai ser esse segundo momento da pandemia, mas estamos muito preocupados. Chegamos no nosso limite", desabafou o especialista.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON