- Publicidade -
CotidianoCalorão vai voltar? Interior de SP tem alerta para temperaturas acima da média

Calorão vai voltar? Interior de SP tem alerta para temperaturas acima da média

Novo bloqueio atmosférico se forma e deve provocar tempo quente e seco no interior paulista; cenário causa um período veranico

- Publicidade -

Um novo bloqueio atmosférico vai se estabelecer no Centro-Leste do país nos próximos dias e deve provocar condições de tempo quente e seco no Sudeste do Brasil, de acordo com a meteorologia.

No interior do estado de São Paulo ainda teremos noites mais frescas e com sensação de frio, no entanto, durante as tardes, as temperaturas devem subir bastante e ficam acima da média para esta época do ano.

- Publicidade -

Esse cenário, segundo a Climatempo, vai provocar um período de veranico em diversas regiões do interior paulista entre os dias 05 e 14 de junho – entenda abaixo.

O que é um veranico?

Conforme explicação do serviço de meteorologia, os veranicos acontecem “quando está atipicamente quente há mais de quatro dias em pleno inverno ou mesmo durante o outono”.

Basicamente é um período de temperaturas acima da média, de tempo seco e com pouca chuva. A previsão é de que o interior de São Paulo fique de 3ºC a 5ºC acima do normal.

Teremos temperaturas em algumas regiões do interior do estado de SP com máximas em torno de 30/32 °C e máximas variando no Rio Grande do Sul em torno de 28/30 °C graus e 34/35 °C em Mato Grosso do Sul

Climatempo

Vale ressaltar que, as temperaturas máximas previstas não são incomuns de acontecerem em junho, contudo, o que chama a atenção é a duração desses períodos mais quentes.

Temperaturas ficam acima da média nos próximos dias. (Foto: Climatempo)

Então teremos outra onda de calor?

Um período de veranico não configura necessariamente uma onda de calor. Isso porque, segundo a Climatempo, uma “onda de calor é definida não apenas pelos valores de temperatura previstos, mas também como afeta a saúde das pessoas – tanto calor noturno, quanto diurno”.

- Publicidade -

Mas e a frente fria prevista?

Uma nova frente fria começou a atuar nesta terça-feira (04), em algumas regiões do estado de São Paulo e provocou chuva em algumas localidades, como no litoral paulista.

Nesta quarta-feira (05) ela ainda deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas das regiões de Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga e Assis, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Contudo, o fenômeno deve ir embora nesta quinta-feira (06), e o tempo volta a abrir e esquentar em todo o estado.

Confira a previsão para os próximos dias em Ribeirão Preto:

  • Quarta-feira (05): Dia de sol com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui. Mínima de 15ºC e máxima de 29ºC;
  • Quinta-feira (06): Sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto. Mínima de 15ºC e máxima de 29ºC;
  • Sexta-feira (07): Sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto. Mínima de 14ºC e máxima de 30ºC;
  • Sábado (08): Sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto. Mínima de 15ºC e máxima de 31ºC;
  • Domingo (09): Sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto. Mínima de 16ºC e máxima de 32ºC;

SAIBA MAIS

Primeiro “Dog Park” é instalado em parque da zona Sul de Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Como o filho do sertanejo Conrado morreu?

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da TV Globo, e auxiliou em grandes coberturas, como pandemia de Covid-19 e eleições.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -