Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

No dia da mentira, veja seis exemplos de fake news já desmentidas

As redes sociais são as principais formas de propagação das notícias falsas, que nunca foram tão discutidas como atualmente

| ACidadeON/Ribeirao

Quem nunca contou uma mentira, de brincadeira, no dia 1º de abril? Para lembrar o Dia da Mentira, o ACidade ON separou um lista com seis notícias falsas, ou fake news, que já foram desmentidas por seus autores, veículos e até pelos personagens envolvidos. Veja no final da matéria como evitar ser mais uma vítima das fake news.  

FAKE NEWS: A foto é real, porém não se trata da vereadora assassinada Marielle Franco, nem do traficante Marcinho VP (foto: Redes Sociais)


1 - Marielle Franco foi esposa do traficante Marcinho VP
A morte da vereadora no Rio de Janeiro gerou uma enorme quantidade de notícias falsas na internet. Talvez a principal delas tenha sido a de que Marielle Franco teria se relacionado com o traficante Marcinho VP. Sites especializados em desvendar notícias falsas logo publicaram que a foto de uma mulher sentada no colo de um homem foi publicada pela primeira vez no Fotolog, em 2005, onde o autor comentava que a imagem foi feita em um cabaré do Rio Grande do Norte.  


2 - O McDonald's deu folga para os homens no Dia das Mulheres
 

No último dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a rede de fast-food Mc Donald's causou polêmica na internet com a propaganda exibida em algumas lojas, avisando que somente as mulheres estariam trabalhando naquele dia. Após o barulho, a própria rede se explicou dizendo que a ação ocorreu em apenas 20 lojas e que os homens foram remanejados para outras unidades. Ninguém teve folga.  

FAKE NEWS: Pombos estariam sendo moídos com a cevada em tanque da Ambev (foto: Redes Sociais)

3 - Pombas moídas junto com cevada da Ambev  

Um vídeo que mostra pombos sendo engolidos em meio a cevada em um tanque de fabricação de cerveja começou a circular no Wahtsapp como se fosse em um tanque da AMBEV. Segundo o site e-farsas o vídeo é real, mas ocorreu em um moedor de grãos na Rússia.   

FAKE NEWS: Tanques de guerra estariam a caminho do Rio de Janeiro (foto: Redes Sociais)

4 - Tanques de guerra a caminho da intervenção militar no Rio de Janeiro  

A intervenção militar no Rio de Janeiro também foi responsável por uma enxurrada de notícias falsas, entre elas, um vídeo que mostrava tanques de guerra que estariam a caminho do Rio de Janeiro, na Via Dutra. O site Boatos.org encontrou o autor do vídeo, que desmentiu a história. O Vídeo foi gravado na rodovia Fernão Dias e os tanques foram levados para uma Escola de Sargentos, em Minas Gerais.  

5 - Mark Zuckerberg anuncia que o Facebook será pago
Algumas notícias falsas insistem em voltar, mesmo após serem desmentidas até mesmo por seus personagens. O Facebook será pago é um exemplo de Fake News que sempre aparece na rede e assusta alguns usuários desprevenidos. Sobre esta suporta carta do diretor da empresa avisando sobre a cobrança, não é difícil descobrir a verdade, já que o documento apresenta erro de ortografia, não cita fontes e pede que você compartilhe o máximo possível. Na própria página principal do Facebook está o slogan: "É gratuito e sempre será".   

FAKE NEWS: Montagem mostraria Lula com cinco dedos na mão esquerda, porém a foto é real (foto: Redes Sociais)

6 - Lula acenando para a multidão com 10 dedos nas mãos  

A caravana do ex-presidente Lula pelo Brasil causou polêmica não só na política, mas também entre as notícias falsas. Uma foto tirada durante um discurso de Lula para uma multidão mostra o ex-presidente acenando com cinco dedos na mão esquerda. Todos sabem que Lula perdeu o dedo mindinho, porém a foto que circula é verdadeira. O autor é o fotógrafo Ricardo Stuckert e o dedo de Lula é na verdade o braço de alguém, não tem montagem.  



Mais do ACidade ON