Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Pacientes com diabetes protestam contra a falta de insumos

Grupo realizará uma manifestação nesta quinta-feira (17) em frente à Divisão Regional de Saúde, em Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao

o
Pacientes dizem que insumos para o tratamento de diabetes estão em falta na rede pública estadual de saúde (foto: F.L.Piton / A Cidade - 5.ago.2016)


A constante falta de insumos para tratamento médico motivou um grupo de pacientes com diabetes a organizar um protesto em frente ao DRS-13 (Departamento Regional de Saúde), em Ribeirão Preto, nesta quinta-feira (17).  

Segundo uma das organizadoras do protesto, a jornalista Sâmara Azevedo, de 27 anos, a falta de insumos é um problema crônico.  

"Sempre falta alguma coisa, ultimamente só conseguimos encontrar a insulina, mas tem paciente que precisa de cateter, de sensor para a bomba, a gente percebe que não existe um controle. Alguns pacientes pegam mais do que deveriam, para estocar em casa. Isso acaba prejudicando deixa outros pacientes", explica.  

Diante da falta dos produtos, os pacientes pedem os reservatórios, cateteres e sensores a outros pacientes. A falta de organização é outro ponto que revolta quem depende desta assistência médica para sobreviver.  

"Fui recentemente buscar um sensor e não consegui. Quando chegou, acabou em dois dias e ninguém em avisou. Não existe organização de estoque e nem um controle de entrega", reclama a jornalista, comentando também que em muitos casos alguns materiais chegam graças a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, que repassa insumos ao DRS.

A manifestação está prevista para ocorrer às 11h, na porta da DRS, na avenida Independência, 4770, no Jardim João Rossi, zona Sul da cidade. Após o protesto, o grupo pretende registrar um boletim de ocorrência na Central de Polícia Judiciária.  

OUTRO LADO 

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Ribeirão Preto esclarece que realiza planejamento rotineiro da demanda de insulinas e itens para diabéticos. Por vezes, a unidade fornece os itens imediatamente disponíveis, para evitar interrupções na assistência. A Sra. Maria Samara de Jesus Azevedo, por exemplo, retirou todos os insumos, como cateter, sensor, reservatório e a insulina Lispro no mês de abril. Os itens para o atendimento da paciente no mês de maio, estão em fase de aquisição e foi solicitada celeridade na entrega para o fornecedor. A paciente será comunicada tão logo ocorra a entrega dos itens.  

Vale ressaltar que o SUS disponibiliza gratuitamente, por meio dos municípios, as insulinas NPH e regular, aos pacientes com diabetes. As insulinas especiais não fazem parte da lista de produtos definida pelo Ministério da Saúde para distribuição na rede pública.  

Em todos os casos de fornecimento por meio de decisões judiciais, a pasta inicia o processo de compra tão logo recebe a notificação. Entretanto, obrigatoriamente é preciso seguir a Lei das Licitações para aquisição de medicamentos, materiais e insumos e deve respeitar os prazos estipulados pela legislação, elaborando atas de registro de preços, promovendo processos de licitação e avaliando a documentação das empresas, conforme previsto em lei, sob risco de questionamentos e penalidades do Tribunal de Contas do Estado. Porém, alguns fatores alheios ao planejamento, podem prejudicar a agilidade no processo, como o atraso por parte do fornecedor; os pregões "vazios" (quando nenhuma empresa oferta o medicamento); ou até os pregões "fracassados" (quando as empresas estabelecem preços acima da média de mercado, o que inviabiliza legalmente a aquisição).  

Cabe deixar claro que a reportagem não forneceu elementos necessários, como por exemplo, os nomes de outros pacientes que supostamente enfrentam problema na retirada de medicamentos, inviabilizado assim, a devida apuração dos fatos.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também