Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Fazendeiro encontra em gruta pinturas que podem ser pré-históricas

Desenhos que parecem ser representações de animais e pessoas devem ser estudados por pesquisadores da Unesp

| ACidadeON/Ribeirao

Um fazendeiro de Pedregulho encontrou pinturas em uma gruta que podem ser pré-históricas.  

Alcimar de Andrade contou à EPTV que já conhecia as marcas nas rochas da gruta, na zona rural da cidade. "A gente sempre andou e sempre viu isso como algo que achou normal, mas de uns três anos para cá meus irmãos me mostraram mais de perto e aí eu percebi que era uma coisa mais aprofundada", afirma.  

Entre os símbolos estão o que parecem ser animais e pessoas. Alcimar também acredita ter encontrado ferramentas na mesma caverna. "A gente encontrou pedras que parecem ferramentas ou com o formato de prato. Tudo estava aqui intacto", disse.  

Guias turísticos da cidade ficaram surpresos com a descoberta. "Chegando, fiquei espantando. A gente reconhece que Pedregulho tem um potencial turístico gigantesco, mas não sabia que era tanto", afirma Leandro Valadão.  

Já o guia Ernane Baraldi pediu uma análise do material encontrado a pesquisadores da área. "Estamos diante de algo fantástico para a nossa região. Nós estamos falando de escrituras de pelo menos 3 mil anos".  

Por causa disso, o dono da fazenda quer uma medida legal para preservar os patrimônios históricos. "A gente resolveu chamar autoridades para ver se desvenda esse mistério. Algum estudo para dizer do que se trata". Segundo a EPTV, pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) estudarão o local. (Com EPTV)

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também