Publicidade

cotidiano

Covid causa uma a cada cinco mortes em Ribeirão Preto

Para especialista, panorama começará a ser controlado após o início da campanha de vacinação dos grupos de risco

| ACidadeON/Ribeirao -

Segundo o boletim epidemiológico da secretaria da Saúde, 980 pessoas perderam a vida com covid-19 em 2020 (Foto: Leopoldo Silva/Agência Brasil)
 
Dados dos cartórios de registro civil mostram que a covid-19 foi a doença que mais matou em Ribeirão Preto no ano de 2020. A cada cinco pessoas que perderam a vida na cidade no último ano, uma foi por complicações causadas pela doença.  

LEIA MAIS - Ribeirão Preto tem 41 mil casos e 981 mortes por covid
 
Dados compilados pela EPTV apontam que, 5.252 pessoas morreram em Ribeirão Preto em 2020, um aumento de 18,5% no número de óbitos na comparação com 2019, quando 4.437 pessoas perderam a vida.  

Segundo o boletim epidemiológico da secretaria da Saúde, a covid-19 foi a causadora de 980 óbitos no último ano - os dados de 2020 ainda não foram completamente fechados.  

"Mesmo sendo uma doença com uma letalidade baixa, ela se dissemina com muita facilidade. Como o número de casos é alto, a mortalidade acaba sendo considerável", explica o médico Fernando Bellíssimo, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto.  

Para o especialista, a situação deve começar a ser controlada a partir do mês de abril. "O primeiro trimestre ainda vai ser muito pesado. A expectativa, é que se a vacinação for implementada nos grupos de risco entre janeiro e fevereiro, em abril a gente possa ter um panorama mais tranquilo", pontua (com EPTV).  

LEIA MAIS - Ribeirão Preto precisa de 300 mil vacinas para primeira fase

Mais notícias


Publicidade