Publicidade

cotidiano

App do transporte de Ribeirão ganha ferramenta de acessibilidade

Por meio de um comando de voz, o VoiceOver, o aplicativo irá informar quais ônibus estão próximos à parada selecionada, avisar o momento de chegada ao ponto escolhido

| ACidadeON/Ribeirao -

Transporte coletivo de Ribeirão Preto (Foto: Arquivo ACidade ON)

 
O aplicativo Cittamobi, do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto, ganhou novas funções para dar mais acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Segundo a Prefeitura, Ribeirão Preto é a primeira cidade do Brasil a ter essa ferramenta em um app de transporte. 

O Cittamobi é utilizado para acompanhar os horários dos ônibus em tempo real, tem função de recarga do cartão, busca de pontos próximos e trajeto das linhas. Para os dispositivos celulares que usam do sistema Android, a atualização já está disponível, para aqueles que usam IOS, a atualização será em fevereiro. 

Por meio de um comando de voz, o VoiceOver, o aplicativo irá informar quais ônibus estão próximos à parada selecionada, avisar o momento de chegada ao ponto escolhido, sinalizar o momento em que o passageiro deve descer do ônibus. E irá informar também qual o trajeto que o ônibus está passando. 
 
A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (13), em coletiva no Palácio Rio Branco.  "É uma ferramenta que faltava no aplicativo, que é de grande uso em Ribeirão Preto e irá agregar de forma gratuita a vida de quem utiliza o transporte coletivo na cidade, com mais segurança, pontualidade e conforto no ir e vir", explicou o superintendente da Transerp, Marcelo Galli.

Na coletiva do Palácio, também estava o engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, deficiente visual, teve a iniciativa de propor a versão do Cittamobi adaptada para pessoas com essa deficiência. "Antes o foco era apenas para os ônibus, e hoje, também para a movimentação do usuário, para que ele possa ir até o ponto de ônibus, embarcar, acompanhar o percurso, desembarcar e chegar até o local que deseja. É uma forma que permite o deficiente visual conhecer melhor sua cidade e ande com mais segurança", disse.

Mais notícias


Publicidade