Candidatos que prestarão a prova de Redação do ENEM, aqui vão alguns conselhos básicos, mas que são fundamentais para você ter sua aprovação. Bora anotar?
1. Ao abrir o caderno de questões, vá direto à Proposta de Redação. Ela se encontra depois das 45 questões de Linguagens, no meio do caderno.
2. E por que candidatos espertos começam pela Redação? A redação é um texto único, diferente das perguntas alternativas. Uma pergunta não respondida é apenas uma pergunta não respondida. Uma redação pela metade e você pode voltar ano que vem.
3. Antes de ler a coletânea, depois de ler e reler o que é pedido na PROPOSTA DE REDAÇÃO, feche os olhos e medite sobre o que é pedido. Geralmente, é um uma proposta longa. Ano passado, por exemplo, foi pedido: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.” De olhos fechados, lembre-se de que é preciso pensar na SOLUÇÃO do PROBLEMA que te deram para resolver. No caso do ano passado, há cidadania para todos os brasileiros? Todos têm Registro Civil, o primeiro documento que dá acesso a todos os outros? Não! Este era o problema. Como solucionar isso? Que Agente fará a Ação? Por Meio de que Ação? E qual o Efeito que isso gerará? É o famoso A.A.M.E.
4. Meditou? Pensou a respeito? Refletiu se você já não viu este tema em sala de aula? Na sua apostila, será que não há um tema correlato? Entendeu porque é preciso refletir antes de afobadamente tentar escrever?
5. Ao começar a leitura da coletânea, reflita e interprete para que direção os textos motivadores apontam. No caso do ano passado, ficou claro que mais de 3 milhões de brasileiros não existem, já que não possuem o Registro Civil, o primeiro documento que nos torna cidadãos.
6. Agora, sim, esquematize argumentos. Não é ainda o rascunho. Esquematize qual Repertório você trará como leitura de outra Área do Conhecimento. Nada de citar filósofos ou pensadores por citar. Ou seja, você tem certeza de que será um Repertório Produtivo? De que convencerá os examinadores? Você treinou Repertórios durante o ano?
7. Agora, sim, vá para as questões e, a cada dez, volte ao Rascunho. Esse distanciamento é importante para você ter a certeza se o que pretende discutir e solucionar é o que REALMENTE foi pedido. Mais de um milhão de candidatos farão a Redação Errada por escrever de afogadilho, ou seja, às pressas. Não caia nessa, valeu?
8. Tem certeza de que seu Rascunho contempla o que foi pedido? Você está mesmo no Tema? Construiu a Solução do problema dado? Agora, sim, passe a limpo.
9. Não deixe para passar a limpo faltando pouco tempo para o término da Prova. Mais de 500 mil candidatos, segundo estatísticas, não conseguem passar o Rascunho a limpo, entregando a Folha de Redação pela metade.
10. Último conselho: nada de assinar a folha ou preencher linhas que faltam com setas ou um desenho qualquer. Isto anula a sua prova!
Por fim, respire fundo e BOA PROVA!