- Publicidade -
CotidianocolunistasCriando valor nos seus investimentos em momentos de turbulência

Criando valor nos seus investimentos em momentos de turbulência

A cada 5% de queda do mercado é uma oportunidade maior para você comprar coisas que valerão muito mais no futuro

- Publicidade -
Eliseu Hernandez D'Oliveira, líder de gestão de Risco da Oby Capital (Foto: acidade on)
Eliseu Hernandez D’Oliveira, líder de gestão de Risco da Oby Capital (Foto: acidade on)

Toda a criação de valor para os investidores vem das escolhas que eles realizam em mercados em queda, não em mercados em alta. Se você ainda não está aposentado e não terminou de colocar dinheiro na sua carteira de investimentos, a cada 5% de queda do mercado é uma oportunidade maior para você comprar coisas que valerão muito mais no futuro, quando você as vender. Criando valor hoje que será realizado em algum momento, amanhã.

Se você tem menos de 50 anos e está vendendo ativos agora, tendo caído 20% no mercado desde junho do ano passado. Bem, espero que tenha uma boa razão para fazê-lo, além do alívio imediato que você pode sentir ao sair da montanha-russa.

- Publicidade -

Do meu ponto de vista, tudo sobre o ambiente de mercado atual ficou melhor para os investidores do que o ambiente de um ano atrás, mesmo com eleições, guerras e FED (banco central americano) subindo juros.

 

Em junho de 2021, há pouco mais de um ano, o Fed pensava que não seriam necessários aumentos nas taxas de juros durante todo o ano de 2022. Eles não viram a necessidade de nenhum aumento de juros no horizonte até 2023. O Banco Central do Brasil e os economistas de mercado falavam em juros em torno de 8% para a Selic.  Como resultado, o dinheiro estava barato ainda e as ações estavam sendo vendidas por 25x os lucros¹, ou seja, bem caras.

 

Avançando para hoje – a bolsa de valores brasileira está negociando com um índice P/L¹ estimado de 5x, e a taxa Selic está em 13,75%. Qual ambiente é melhor para os investidores, o de um ano atrás ou o que estamos enfrentando atualmente? Claro que hoje está melhor. Significativamente melhor.

Preste bem atenção. Isso não quer dizer nem que a bolsa não pode cair mais e nem que irá subir. Muito pelo contrário, qualquer pessoa que faça previsão de preço alvo da bolsa ou é ingênuo ou está sendo paga pra isso (sim, tem muito profissional de mercado que é pago justamente para ficar fazendo essas previsões). Evite as “grandes tacadas” e fique focado na diversificação e nos aportes mensais.

- Publicidade -

Entretanto, uma coisa que é inegável, ambientes de mercado como este são onde reside toda a criação de valor. Com os preços mais baixos de hoje e valoração das empresas em queda, estamos lançando as bases para o sucesso da carteira de investimentos de amanhã. Pode não parecer assim no momento, mas é por isso que nem todos conseguem ter sucesso.

 

¹ O índice preço/lucro (P/L) é um indicador financeiro formado pela relação entre o preço atual de uma ação dividida pelo lucro por ação desse ativo. Indica quanto o mercado está dispostos a pagar pelos lucros de uma empresa
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -