Pontos foram descritos pelo The Guardian serão nove dias envolvidos em todo o cerimonial.
Secretário particular irá contatar o primeiro-ministro e informar a morte de sua soberana por meio de um código: “A ponte de Londres caiu”.
Um comunicado será enviado através de uma frequência captável apenas por equipamentos específicos. Os destinatários serão os chefes de Estado envolvidos com os assuntos britânicos, que logo em seguida colocarão uma bandana preta em seu braço direito.
Outro comunicado será enviado a todos os veículos de imprensa mais importantes do mundo.
Na rádio BBC, um alarme desenvolvido especialmente para momentos críticos à nação (como ataques bélicos) irá soar.
Em outras emissoras os DJs deverão mudar a música que estiver tocando para uma playlist específica destinada a momentos de tragédia.
Especialistas na realeza britância já afirmam ter assinado um contrato de exclusividade com várias emissoras de televisão, e entrarão em ação assim que o evento ocorrer.
Britâncios serão liberados para voltar para casa mais cedo e os pilotos de avião anunciarão o acontecimento durante todos os vôos para fora ou para dentro dos limites do reino da rainha.
No caixão no qual ela será abrigada deve conter uma tampa falsa, em que entrarão as jóias da coroa.
O corpo da rainha será encaminhado para a Sala do Trono, no Palácio de Buckinham.
Quem assumirá o comando das organizações do funeral será o 18º duque de Norfolk (desde 1672)
Cricket, rugby e hockey serão canceladas. Corridas de cavalo também. O futebol não. Já o National Theatre só interrompe sua programção se o falecimento ocorrer antes das 16h. Se a morte ocorrer após esse horário, o show deve literalmente continuar.
Famílias europeias convidadas para o funeral ficarão no Palácio de Buckinghan. O resto dos convidados serão abrigados no hotel Claridge.
No dia seguinte à morte dela, às 11 horas da manhã, Charles será declarado rei, onde passará por uma série de rituais de encontro com seus novos súditos.
O funeral da rainha acontecerá nove dias após sua morte.
As dez pessoas que carregarão o caixão real serão escolhidas e começarão a treinar para realizar o feito, já que a realeza é enterrada apenas em caixões revestidos de chumbo. O da princesa Diana, por exemplo, pesava aproximadamente 250 quilos.
O palácio espera que meio milhão de pessoas venham ver a rainha. A cada 20 minutos um grupo diferente de soldados ficarão vigiando o caixão da rainha, em um total de 23 horas. O guarda mais novo fica perto da cabeça, o mais velho, nos pés.
Outra procissão acompanhará a mudança do caixão para a Abadia de Westminster. A rainha será a primeira monarca britânica a ter seu funeral lá desde 1760. Quando o caixão adentrar o portal da catedral, às 11 horas, o país ficará em completo silêncio.
O 2 mil convidados ficarão dentro da igreja, as câmera de televisão ficarão escondidas em simulacros de paredes de tijolos.
Ao final da cerimônia, o caixão será levado para o claustro, onde será içado para baixo até o jazigo real. Quando as portas da capela se fecharem, as transmissões serão interrompidas. E lá dentro, o então Rei Charles I irá jogar um punhado de terra vermelha de uma tigela de prata em cima do caixão.