- Publicidade -
CotidianocolunistasLuiz Puntel: Como nasceram o riso e o sorriso

Luiz Puntel: Como nasceram o riso e o sorriso

Falemos de coisa séria. E coisa séria é falar de GELOTOLOGIA. E já vou avisando que não tem nada a ver com Gelo e muito menos com cerveja gelada

- Publicidade -
 Professor e escritor Luiz Puntel
 Professor e escritor Luiz Puntelluzi

Falemos de coisa séria. E coisa séria é falar de GELOTOLOGIA. E já vou avisando que não tem nada a ver com Gelo e muito menos com cerveja gelada, que, por contiguidade, eu sei que você acaba de pensar.

Gelotologia – se quiser, anote e aumente seu vocabulário – é o estudo do Riso. Mas, professor Puntel, existe isso, de estudar o Riso? Não falei que eu ia falar de coisa séria? Está aí, o Riso, o Sorriso, a Risada, são, sim, motivos de estudos e estudos sérios.

- Publicidade -

Usemos o método do Jack, o Estripador, para melhor focarmos a questão. Dividindo em partes a palavra Gelotologia, temos Ghelós, em grego, que nos lembra de uma das entidades ligadas a Dionísio, o deu do vinho, das festas, da alegria e também do teatro. Logia é, a grosso modo, o estudo de. Daí Gelotologia, o estudo do Riso.

Estamos de acordo até aqui? Se sim, manda um sorriso e vamos em frente. E esse estudo é tão sério que todos os cientistas da USP, daqui a uma década, já formados, terão no seu currículo o registro de que, para ingressar na faculdade de seus sonhos, tiveram que dissertar, na prova de redação da Fuvest/2022, sobre ele, o riso. O tema foi AS DIVERSAS FACES DO RISO.

  
Não só eles terão escrito sobre o riso, sobre as expressões faciais, mas Darwin, lá nos 1800, também estudou sobre essa questão. Mais longe ainda, em 1500, só para avivar sua memória, leitor aplicado e leitora dedicada, Da Vinci não plasmou em tela um sorriso enigmático, que até hoje causa polêmica? Sim, o sorriso de Mona Lisa.

 

Mais perto de nós, Paul Ekman, a partir da década de 1960, entre uma centena de cientistas, se debruçou também sobre o porquê rimos, do que rimos, para quem rimos, e se o riso é riso mesmo, ou uma expressão facial de cortesia, de raiva, de desprezo ou de ódio. 

O Riso é tão sério que um médico lá na Índia, o dr Madan Kataria, faz reuniões de mil pessoas e bota o povo a sorrir e rir desbragadamente ao mesmo tempo. No Brasil, nós temos o Sandro Lobo, que propaga a Yoga do Riso. É só dar um youtube com o nome dele e já saia dando risadas.

- Publicidade -

Ah, tem mais! O zoólogo e etólogo Desmond Morris explica que o Sorriso e o Riso nascem da expressão de medo lá com os nossos ancestrais. E não estou falando aqui, abram os ouvidos e as oreias, que os humanos vieram do macaco, está combinado?

Mas, como assim, o sorriso nasceu do medo? Faça agora uma expressão de medo e você verá que ela é semelhante ao sorriso e ao riso. E porque transformamos a expressão de medo no riso? Para dizer aos nossos oponentes, num momento de enfrentamento, que não somos um perigo.

Estamos tão como medo deles, somos tão submissos a eles que olhem só como temos medo! Temos tanto medo que transformamos nosso medo em uma atitude de submissão, daí a expressão do medo se transformar no sorriso e riso. É só acessar o episódio 1 do Animal Humano, no Youtube, para comprovar a afirmação de Morris.

Por fim, sorrisos e risos a todos, que a coisa é séria! Tão séria que sugiro que relevemos as ofensas que andamos lendo aqui e ali nas redes sociais, por causa de política. Bah! Vale a pena? Será que vale a pena? 
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -