Já se interessou pelo assunto? Pois é, com tantos anos de experiência posso afirmar que este é um dos principais temas que interessa ao trabalhador que deseja se aposentar.
Então, já clica aqui e participe. Assine. Me ajude a levar este projeto de ideia legislativa para análise: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=150323
Muitos idosos chegam na idade de aposentadoria, mas não têm os 15 anos de contribuição, que é a carência exigida pela Previdência. A ideia legislativa que eu registrei é uma proposta de mudança neste quesito. Certamente, muita gente aguarda essa boa notícia para finalmente conseguir se aposentar.
É comum que idosos tenham 65 anos de idade e dez, onze, doze anos de contribuição. Falta pouco para chegar lá, mas desistem de contribuir. É aí que eu digo que o ideal seria: Quanto maior for a idade, menor seria o número de contribuições exigido.
Este tipo de regra não fere o princípio da contrapartida (falta de contribuição para gera o benefício) porque o idoso não receberá o benefício pelo mesmo tempo que os mais jovens receberão, além de ser um direito à cidadania, dignidade e ao bem-estar social.
Muitos outros argumentos viabilizariam esta ideia, afinal não é justo que a Previdência fique com dinheiro das contribuições do idoso sem lhe pagar qualquer benefício, por menor que seja.
A ideia legislativa propõe o pagamento de um salário-mínimo quando a idade e o tempo de contribuição somar 80 pontos para o homem e 75 pontos para a mulher, com redução proporcional para idosos com algum tipo de deficiência física, mental ou intelectual de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ex.: Homem com 70 anos de idade (70 pontos) e 10 anos de contribuição (10 pontos). Total de 80 pontos.
É um direito à cidadania, à dignidade e ao bem-estar social. Para a ideia sair do papel é preciso 20 mil assinaturas. ASSINE E COMPARTILHE: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=150323
Caso tenha dúvida ou sugestão, fale comigo. Clique aqui!