- Publicidade -
CotidianocolunistasQuando posso começar a desfrutar do meu dinheiro?

Quando posso começar a desfrutar do meu dinheiro?

Uma grande parte dos ensinamentos de finanças pessoais está em incentivar a postergação da gratificação e receber uma recompensa superior pelo esforço e sacrifício

 

- Publicidade -
Eliseu Hernandez D'Oliveira, líder de gestão de Risco da Oby Capital (Foto: acidade on)
Eliseu Hernandez D’Oliveira, líder de gestão de Risco da Oby Capital (Foto: acidade on)

 Há uma história clássica na Bíblia, especificamente em Gênesis, em que Esaú (filho de Isaque e Rebeca) trocou sua herança (o direito de ser reconhecido como primogênito) com seu irmão gêmeo Jacó por uma tigela de ensopado. Esaú, que era caçador, chegou um dia de campo cansado e com fome e pediu comida a seu irmão. Jacó, que já tinha preparado a comida, pediu o direito de primogenitura em troca. Esaú ao desejar satisfazer sua necessidade imediata decidiu por fazer a troca.

Essa história demonstra o alto custo da impaciência e da gratificação imediata. Uma grande parte dos ensinamentos de finanças pessoais está em incentivar a postergação da gratificação e receber uma recompensa superior pelo esforço e sacrifício.

- Publicidade -

Isso leva muitas pessoas a supor erroneamente que na blogosfera financeira deve-se adiar os gastos e o prazer por anos e anos e anos em busca de uma aposentadoria confortável e mítica. A ideia geralmente aparece em uma pergunta como: Quando posso começar a desfrutar do meu dinheiro?

 

A resposta é agora. Ontem. Anos atrás. Você deve desfrutar dos seus recursos o tempo todo. Existem quatro maneiras de fazer isso: Poupando, Investindo, Gastando e Doando. A ideia é aprender a fazer todas essas maneiras de maneira eficiente e proveitosa.

 

Nunca estará tudo bem gastar todo o dinheiro sem pensar nos objetivos financeiros, mesmo porque gastar todo o dinheiro não trará muito mais felicidade. Talvez um pouco a mais momentaneamente, porém a fome logo aparecerá de novo.

Se você quer tentar gastar para a felicidade, eu garanto que as chances são boas de que não vai funcionar.

- Publicidade -

Embora existam maneiras de gastar dinheiro que o deixarão mais feliz (experiências compartilhadas com pessoas de quem você gosta geralmente estão no topo da lista), confie em mim quando digo que a lei dos retornos decrescentes rapidamente entrará em ação.

Logo:

• Gaste o suficiente para evitar se sentir exaurido. Você precisa gastar o suficiente para não sentir que não pode gastar com nada

• Guarde 20% da sua renda para aposentadoria. Já provei aqui em outros textos que investir 500 reais por mês, por 30 anos, pode te deixar milionário

• Gaste o resto. Depois de pagar a si mesmo primeiro, sinta-se à vontade para gastar o resto com o que quiser. Recomendo utilizar parte para doar

• Doe. Ao fazer isso aprendemos a pensar mais no outro que em nós. Isso ajuda a controlar a ansiedade

Algo que não é mencionado na história de Esaú é o motivo dele estar no campo ao ponto de sentir tanta fome e achar que iria morrer. Quando o sacrifício e esforço é alto demais, maior a probabilidade de “chutar o pau da barraca” e pagar um alto custo pelo alívio imediato.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -