- Publicidade -
CotidianocolunistasSerá que o INSS admite que existe falha no sistema do CNIS?

Será que o INSS admite que existe falha no sistema do CNIS?

O fato é que a CGU identificou que o CNIS tem sido acessado por pessoas que já morreram e também por ex-servidores terceirizados

- Publicidade -

A grande pergunta é: Será que o INSS admite que existe uma grande falha no sistema do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais)?

Não entendeu o motivo dessa pergunta? Vou te explicar: A Coordenadoria Geral da União CGU já anunciou que identificou acessos aos CNIS de pessoas que já morreram e também de ex-servidores terceirizados.

- Publicidade -

O CNIS é a base de dados mais utilizada para programar a aposentadoria. A fraude foi identificada por meio de dados identificados, mas que correspondem a pessoas que não deveriam mais ter acesso à plataforma.

Após esta indicação de que algo estaria errado. Foi solicitada uma auditoria que identificou a fragilidade no banco de dados que constou acessos de diversos usuários que na teoria não deveriam realizar estas consultas. Alguns exemplos são: foram confirmados acessos recentes de estagiários menores de idade, aposentados, pessoas mortas e ex-funcionários terceirizados.

Eu já falei desse assunto delicado. Uma vez que as informações presentes neste extrato do CNIS são “editáveis”, ou seja, podem ser alteradas pela Previdência Social, isso gera uma grande insegurança quanto a confiabilidade do documento.

Com tudo isso que já falei, consigo adiantar quais são as principais dúvidas dos trabalhadores:

– Quais são os cuidados que o trabalhador deve ter quando for requerer a aposentadoria?

- Publicidade -

– Uma vez que a base de dados pode conter erros, podemos concluir que a calculadora de tempo de serviço oficial do INSS também pode gerar dados incorretos?

– Sabendo que os dados podem conter falhas, o sistema CNIS pode prejudicar o trabalhador?

Se identificou, não é? Pois é, é uma situação muito complicado. Porque sim, seus dados e informações de trabalho da vida toda podem estar com alterações que vão te prejudicar na hora de pedir a aposentadoria. E o INSS não te conta isso.

Vou voltar na dica que sempre dou. Chamo de dica de ouro: você pode e precisa fazer seu planejamento previdenciário. Além de não precisar, não deve, deixar para a hora da aposentadoria fazer todo o seu levantamento trabalhista.

Cuide bem da sua aposentadoria. Organize toda a sua documentação. Lá no começo do texto eu falei que sabendo dessas falhas no sistema, já podemos entender que a própria calculadora do INSS pode te prejudicar. Previna-se, conhece seu diagnóstico previdenciário. Eu te ajudo: GRATUITAMENTE.

Criei uma calculadora de tempo de serviço. Um site simples e acessível. Sem custo. Acesse www.tempodeserviço.com.br e já comece seu planejamento previdenciário. Cuide da sua aposentadoria. Afinal, o valor será sua renda da vida toda!

Caso tenha dúvida ou sugestão, fale comigo. Clique aqui!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -