Aguarde...

cotidiano

Arquidiocese de Ribeirão Preto suspende celebração de missas

Determinação partiu de dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira (19)

| ACidadeON/Ribeirao

Catedral Metropolitana de São Sebastião (Foto: Marcelo Fontes / ACidade ON)
O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, decretou, nesta quinta-feira (19), a suspensão da celebração pública de missas feriais (durante a semana) e dominicais. A medida foi tomada como forma de contenção da proliferação do novo coronavírus (covid-19).  

No decreto, dom Moacir ainda solicita que os padres possam celebrar missas transmitidas pela internet. Assim como, determina que as igrejas permaneçam abertas neste período.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
As celebrações públicas da Semana Santa também estão suspensas, como a procissão do Domingo de Ramos, que neste ano acontece no dia 5 de abril. "Espero que essas medidas não causem pânico", frisa o arcebispo no comunicado.  

Confira a íntegra do decreto do arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto:
 
Considerando que o Bispo Diocesano, de acordo com cân. 87, do Código de Direito Canônico, pode dispensar os fieis do cumprimento das leis disciplinares em seu território;  

Considerando a necessidade de preservar, defender e cuidar da vida, dom e compromisso; bem como a necessidade de preservar, defender e cuidar da vida, dom e compromisso; bem como a necessidade de nos colocarmos em estado de atenção diante da proliferação do novo coronavírus (covid-19); pelo presente decreto:
 

1 - Está suspensa a celebração pública de Missas feriais e dominicais. Estou dispensando os fieis do preceito da Missa dominical. Os padres deverão celebrar Missas não com o povo, mas pelo povo. Na medida do possível, estas celebrações sejam transmitidas ao vivo pelas mídias sociais favorecendo a comunhão espiritual dos fieis.
2 - A mesma suspensão aplica-se a todas as outras celebrações públicas dos Sacramentos.
 
3 - Está suspensa a iniciativa "24 horas para o Senhor". O convite do Papa é que os fieis vivam este momento na oração pessoal, por exemplo, meditando e rezando diante do Crucifixo.
4 - Todas as celebrações públicas da Semana Santa estão suspensas, porém, os Padres deverão celebrar todos os Ritos privadamente e, sendo possível, com transmissão ao vivo pelas mídias sociais.
5 - A Missa Crismal, na Quinta-feira Santa, será celebrada apenas por clérigos e seminaristas, às 9h, na Capela Central do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski.
6 - As reuniões, encontros de catequese e pastorais estão suspensos até mandarmos o contrário.
7 - Assim como os demais fieis, os idosos e enfermos, deverão acompanhar as celebrações pelos meios de comunicação e realizarem a comunhão espiritual.
8 - Por fim, determino ainda que as Igrejas devam permanecer abertas, conforme costume, limpas e bem ventiladas, "pois nesta hora o povo precisa receber o conforto e a assistência religiosa" (Papa Francisco);
 

Espero que essas medidas não causem pânico, nem tampouco impeçam de viver a Fé e a confiança no Senhor da Vida.
 

Este Decreto entra em vigor a partir de sua publicação.
 

Ribeirão Preto, 19 de março de 2020.
 

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano
 
Leia mais:
Veja o decreto que declara situação de emergência em Ribeirão

Mais do ACidade ON