Aguarde...

cotidiano

Ribeirão Preto tem uma morte a cada mil casos, diz especialista

Fernando Bellissimo, do Hospital das Clínicas, afirma que a letalidade da covid-19 está muito baixa, mas alerta que não é hora de relaxar

| ACidadeON/Ribeirao

(Foto: Divulgação / Pixabay)

Ribeirão Preto tem, no momento, a média de uma morte a cada mil casos do novo coronavírus. A análise foi feita pelo Hospital das Clínicas após um estudo que incluiu a testagem de várias pessoas em todas as regiões da cidade.

"Trata-se de um dado alentador porque a letalidade está muito baixa em Ribeirão Preto. O índice mostra que estamos conseguindo cuidar de todos os doentes", disse doutor Fernando Bellissimo, que coordenou a pesquisa.

No entanto, o especialista, em entrevista á EPTV Ribeirão, alertou que isso está ocorrendo porque foram tomadas as medidas corretas. De acordo com Bellisimo, um aumento abrupto de casos, com sobrecarga do sistema de saúde, poderia modificar drasticamente esse cenário.

"Precisamos lembrar que a grande maioria da população não tem imunidade e, por isso, não podemos baixar a guarda", disse Bellissimo. Segundo o especialista, é preciso um estudo detalhado antes de relaxar as regras de isolamento social.


Pesquisa

Na primeira semana de maio, o Hospital das Clínicas, com o apoio do Instituto Butantã e da Secretaria Municipal da Saúde, testou pouco mais de 700 pessoas em Ribeirão Preto e concluiu que o vírus estava presente em 1,21% dos casos.

Mesmo sendo um percentual baixo, ele significa que, pelo menos, 8 mil pessoas já estiveram ou estão com a covid-19.

Oficialmente, de acordo com o acompanhamento da Secretaria da Saúde (sem levar em conta o estudo do HC), Ribeirão Preto tem 464 casos da covid-19 e 12 mortes.
 

VEJA ABAIXO OS NÚMEROS OFICIAIS DE RIBEIRÃO: 
.
MAIS- Covid-19: Para cada confirmação, três casos são descartados

Mais do ACidade ON