cotidiano

Especial Coronavirus

Coronavírus: Atualização da quarentena será na sexta-feira

Ribeirão Preto está atualmente na fase vermelha, a mais rígida; Atualização do Plano São Paulo será válida por 15 dias

| ACidadeON/Ribeirao -

Cinco regiões atualmente estão na quarentena vermelha

Na próxima sexta-feira (26), o status da quarentena para conter o novo coronavírus será atualizado em todo o Estado de São Paulo. Ribeirão Preto e região, atualmente, estão na quarentena vermelha, a mais rígida.

Esperava-se uma atualização para está quarta-feira (24), mas, no entanto, o Governo de São Paulo confirmou que os números serão divulgados na sexta. A data que a nova quarentena entra em vigor não muda: será na segunda-feira (29).

Essa divisão da quarentena em fases ganhou o nome de Plano São Paulo. Inicialmente, em 1º junho, Ribeirão Preto ficou na fase 2, na cor laranja, onde é possível abertura do comércio de rua, shoppings, concessionárias, escritórios e imobiliárias.

No entanto, com o aumento de casos de covid-19 na região, a partir do dia 15 de junho, ocorreu um retrocesso para a fase 1, a vermelha, quando apenas os serviços essenciais podem funcionar.


Esperança?

Na última sexta-feira (19), na 3ª atualização do Plano São Paulo, do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, informou que a quarentena vermelha estava dando resultado.

"O Plano [São Paulo] tem dado resultado quando endurece. A gente pode verificar as regiões de Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Barretos com uma melhora em relação à semana passada. Elas apresentam uma tendência de melhora, que pode se consolidar ou não", disse Vinholi, na oportunidade.

Ocorre que poucas horas depois da declaração do secretário, Ribeirão Preto registrou 207 novas infecções por coronavírus, recorde de confirmações de casos em 24 horas. Já nesta segunda (22), a cidade rompeu a barreira de 100 mortos.


Cores e fases

Para determinar o que pode funcionar na quarentena imposta para conter o novo coronavírus, o Estado criou um sistema de critérios e cores: fase 1 (vermelha), fase 2 (laranja), fase 3 (amarela), fase 4 (verde) e fase 5 (azul). (veja o quadro abaixo)

Atualmente, das 18 regiões paulistas, cinco estão no vermelho (Ribeirão Preto, Barretos, Presidente Prudente, Marília e Registro) e o restante no laranja.

Já os critérios para a escolha das fases são: ocupação de leitos, internações, mortes, leitos para cada 100 mil habitantes e números de casos. Vale ressaltar, que são analisados os números da DRS (Direção Regional de Saúde) de Ribeirão Preto, que tem outras 25 cidades. 
 
Plano de reabertura paulista é dividido em cinco fases (Foto: Reprodução)


Mais notícias


Publicidade