Aguarde...

cotidiano

Transerp propõe que ônibus circulem com até 50% da capacidade

A Transerp estuda plano para diminuir o risco de contaminação entre os passageiros do transporte coletivo de Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao

Estudo também propõe aumento de veículos em circulação nos horários de pico (Foto: Weber Sian/ACidade ON)
 
O estudo da Transerp sobre o plano de adequação da rede de transporte coletivo para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19) em Ribeirão Preto propõe limitar a quantidade de passageiros em 50% da capacidade dos veículos para evitar que fiquem lotados. O plano ainda está em fase de desenvolvimento e deve ser apresentado na próxima segunda-feira (13).  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
O objetivo do plano é diminuir o risco de contaminação no interior dos ônibus, reduzir a lotação e a circulação de pessoas sem justificativas. A Transerp enviou o documento para membros do Ministério Público, da Polícia Militar, da Câmara Municipal, do centro de contingência da covid-19, além de representantes do comércio e indústria.  

Além disso, também foi sugerido a suspensão das viagens aos domingos, depois das 22h entre segunda e sexta-feira ou, ainda, a suspensão da circulação dos veículos nos dias úteis entre 10h e 15h.   
  
Vale salientar que o estudo ainda está aberto para sugestões e pode ser modificado.

Propostas estudadas  

CLIQUE E VEJA AS PROPOSTAS PARA O TRANSPORTE COLETIVO
 
No documento, ao qual o ACidade ON teve acesso, é solicitado apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, para que seja evitado atritos entre motoristas e passageiros.  

A minuta do plano também faz a sugestão de ampliação da frota de ônibus em circulação nos horários de pico pela manhã e a tarde. Pela proposta, até 36 linhas podem ser beneficiadas com a ampliação da quantidade de veículos nas ruas.  

Além disso, é estudada a proibição do pagamento em dinheiro a bordo dos ônibus e a possibilidade de restringir o embarque de pessoas do grupo de risco e crianças com menos de 10 anos de idade.  

Já nos terminais de ônibus, é sugerido a manutenção de equipes de higienização dos veículos e nas plataformas, a disponibilização de sabão líquido para usuários e motoristas e de dispensers de álcool gel para os motoristas.  

Leia mais:
Transerp estuda suspender ônibus aos domingos e feriados  

Ribeirão Preto chega a 7,2 mil casos confirmados de covid-19  

Covid-19: Estado avança e Ribeirão Preto fica para trás  

Saúde diz que contenção da quarentena depende da população

Mais do ACidade ON