Aguarde...

cotidiano

Plano SP: Estado apresentará novas regras para aulas presenciais

Secretário Rossieli Soares diz que novo protocolo será apresentado na próxima semana; em Ribeirão Preto audiência pública discute retorno

| ACidadeON/Ribeirao

(Atualmente, escolas particulares e do estado podem receber apenas 35% dos alunos (Foto: Weber Sian/ACidade ON)
 
Os próximos dias serão decisivos para retomada das aulas presenciais em Ribeirão Preto e no Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira (11), uma audiência pública vai discutir ações adotadas pela prefeitura para  um eventual retorno na rede municipal, já no estado, a secretaria da Educação planeja apresentar um novo plano de retomada. 

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19
 
Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, o protocolo para retorno das aulas presenciais passa por revisão e será apresentado para o Centro de Contingência da Covid-19 nos próximos dias. Atualmente, as escolas das redes estadual e privada podem receber apenas 35% dos alunos e seguir as normas sanitárias.  

"Nossa estratégia está em organizar a vacinação, revisar todos os protocolos e fazer uma mudança com grande estabilidade no processo educacional. Não adianta fazer nada uma mudança de 35% para 45% neste momento", declarou o secretário em pronunciamento na quarta-feira (9), indicando que as medidas devem ser implementadas no segundo semestre.  

O secretário afirmou que a nova metodologia de volta às aulas estará ligada ao distanciamento entre os jovens dentro das escolas e a capacidade física das unidades de ensino.  


Enquanto isso, o estado planeja acelerar a vacinação de profissionais que atuam na educação básica. A expectativa é que a imunização contra covid-19 de profissionais com idades entre 18 e 45 anos tenha início nesta sexta-feira (11).  

"A vacinação impactará sim no processo de volta mais segura e, portanto, também, certamente, nos permitirá avançar nos próximos meses", disse Rossieli. No entanto, a secretaria da Saúde de Ribeirão Preto ainda aguarda o envio das doses para iniciar o agendamento.  

Audiência Pública na rede municipal
 
Enquanto isso, uma audiência pública virtual da Justiça do Trabalho vai discutir o retorno das atividades presenciais na rede municipal em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira. Para participar da audiência é necessário fazer um cadastro por e-mail (saj.4vt.ribpreto@trt15.jus.br) com o título "Participação na Audiência Pública do processo ACC 0010213-84.2021.5.15.0067".  

O Ministério Público do Trabalho questiona quais protocolos o município estuda para um eventual retorno. Representantes do sindicato dos Servidores Municipais, o secretário municipal da Educação Felipe Elias Miguel e médicos indicados pelo município participarão da discussão.  

Além da vacinação dos profissionais que atuam nas escolas, o sindicato da categoria questiona a estrutura necessária e o treinamento para retomada das atividades presenciais nas escolas do município.  

Enquanto isso, as aulas seguem suspensas. Isso porque, a Justiça do Trabalho determinou que o retorno deva acontecer quando a prefeitura comprove o fornecimento de todos os equipamentos e condições para o trabalho seguro dos profissionais da área durante a pandemia, o que deve ser avalizado por especialistas.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON