cotidiano

Especial Coronavirus

Após 1 semana, idosa com covid é transferida para UTI em Ribeirão

Floripes Benati, de 66 anos, estava na UPA Oeste desde o último sábado com quadro grave da doença

| ACidadeON/Ribeirao -

  

Floripes Benati, de 66 anos, foi transferida para UTI neste sábado (22) (Foto: Arquivo pessoal)

A dona de casa Floripes Aparecida do Amaral Benati, de 66 anos, conseguiu uma vaga de UTI na madrugada deste sábado (22), após permanecer por uma semana na UPA Oeste de Ribeirão Preto. 

Vítima da covid-19, a idosa foi transferida para o Hospital Beneficência Portuguesa, segundo a filha da paciente, Michelle Amaral Beneti.  

A filha afirmou que o quadro da mãe, apesar de estável, é considerado grave. A idosa permanece intubada. Michelle contou que sua mãe ficou na unidade do Sumarezinho desde o último sábado (15).  

"Desde estão, os médicos falam que ela precisa ser transferida para a UTI de um hospital", disse a filha ao acidade on nesta sexta-feira (21).

Floripes é hipertensa, tem problemas circulatórios e obesidade.  Ao chegar à UTI da Beneficência Portuguesa, a idosa foi atendida por uma médica.  

Michelle disse que espera um contato contato telefônico do hospital, no período entre 16h e 19h deste sábado, para atualizar o estado de saúda da mãe.  

Havia vaga

Mesmo com o aumento nos números de casos de covid e de leitos ocupados na rede pública de Ribeirão Preto, enquanto a dona de casa Floripes Aparecida do Amaral Benati esperava por uma vaga em UTI, a plataforma Leitoscovid.org mostrava leitos disponíveis.

Na tarde desta sexta-feira (21), por exemplo, eram 34 leitos de UTI Covid ativados no sistema, dos quais 26 com pacientes. A ocupação era de 76,47%.

Na enfermaria, dos 79 leitos ativados, 57 estavam em uso. A ocupação neste setor dos hospitais era de 72,15%.  

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou nesta sexta, por telefone à EPTV, que o caso da idosa não estava na regulação estadual.   

Já a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão disse, por meio de nota de imprensa, que o caso já havia sido enviado ao complexo regulador para avaliação.

MAIS - Covid: Veja como estão os hospitais neste sábado em Ribeirão Preto 

Mais notícias


Publicidade