- Publicidade -
CotidianoEntenda por que a pedra da vesícula de boi virou alvo de bandidos no interior de SP

Entenda por que a pedra da vesícula de boi virou alvo de bandidos no interior de SP

Crimes se tornaram frequentes em Barretos, na região de Ribeirão Preto; Reportagem especial foi exibida no Fantástico de domingo (21)

- Publicidade -

A pedra da vesícula de boi é gerada dentro do órgão de bois e vacas, principalmente, em animais mais velhos. O fato de os gados serem abatidos cada vez mais jovens tem provocado à falta e tornando o objeto cada vez mais raro.

Com essa escassez e o valor da pedra de boi passando valer mais do que os cortes de carnes mais nobres, despertou o interesse de bandidos do interior de São Paulo, principalmente em Barretos, cidade a 119 quilômetros de Ribeirão Preto.

- Publicidade -

A equipe do Fantástico, programa da Rede Globo, foi até a cidade, considerada a “capital das pedras de boi”, para saber sobre as investigações desse tipo de crime que passou ser comum no município e em cidades próximas.

Crimes registrados em Barretos

Em setembro do ano passado, teve início uma onda de assaltos na região de Barretos. Bandidos levaram ao menos R$ 2 milhões em pedras de vesícula de bois em um assalto na rodovia da cidade.

Depois de três meses, outro crime ocorreu na cidade, com a invasão de uma residência, aonde os donos armazenavam as pedras de boi.

Após uma semana, em São João da Boa Vista, que fica cerca de 300 quilômetros de Barretos, foi registrado mais um crime parecido praticado por duas pessoas.

Identificação dos ladrões e receptadores

Durante as investigações realizadas pela Polícia Civil de Barretos e de São João da Boa Vista, foram identificados os ladrões e os receptadores das pedras.

- Publicidade -

Segundo o delegado Jorge Mazzi, após essa identificação foi possível solicitar a busca e apreensão das pedras, que foram concedidas pela Justiça com rapidez, e com o cumprimento o resultado foi a recuperação das pedras.

Quanto vale as pedras de boi

De acordo com o delegado de Barretos Rafael Faria Domingos, um grama de pedra de boi, se for da melhor qualidade, pode valer mais que um grama de ouro.  

“As pedras têm um alto valor e são muito pequenas. Da qualidade melhor pode custar R$ 1 mil o grama.”

Para que servem as pedras de boi

O cálculo biliar bovino, conhecida como pedra de boi, é muito usado em países asiáticos, principalmente, na China, para produção de medicamentos.

As pedras são ingredientes para remédios comuns na medicina tradicional da Ásia, que combatem doenças do coração, ansiedade, insônia, entre outras.

Suspeito de receptador entra na Justiça

O suspeito de ser receptador das pedras de boi entrou na Justiça para reaver os objetos.

A equipe do Fantástico foi até o local aonde ele mora, mas não foi encontrado. O sogro do suspeito disse que as pedras são dele, compradas com nota fiscal, por isso, ele [genro] quer de volta.

Mas, apesar da equipe ter deixado os contatos, o suspeito de receptação não entrou em contato com para esclarecer o fato.

SAIBA MAIS

Veja quando será entregue primeira etapa das obras de restauração do Palacete Camilo de Mattos em Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Vulcão extinto pode ter sido ponto de achamento do Brasil

- Publicidade -
Cristiane Zambroni
Cristiane Zambroni
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Extensão em Marketing Político/Campanha Eleitoral e em Estratégias de Marketing em Mídias Sociais. Atuou na EPTV São Carlos e Ribeirão Preto e também no G1 Ribeirão e Franca. E-mail: cristiane.alves@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -