Os primeiros dias de setembro estão sendo marcados pelo tempo seco e as altas temperaturas em todo o estado de São Paulo. Entretanto, de acordo com os meteorologistas, uma frente fria deve chegar ao Sudeste nesta semana e mudar o tempo em parte da região.
Quando chega a frente fria chega ao Sudeste?
De acordo com o meteorologista Luiz Felippe, mestre e doutor em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo (USP) e do Meteored, as temperaturas devem ser muito elevadas em todo o Sudeste até quarta-feira (4).
A partir de quinta-feira (5), porém, há uma diminuição considerável na faixa leste da região, por causa da passagem de uma frente fria pelo oceano e a atuação de um anticiclone pós-frontal.
Ainda segundo o meteorologista, um sistema de alta pressão transiente vai manter os ventos predominantes do Sul em direção ao Sudeste na quinta e sexta, “trazendo um pouquinho de frio para a faixa leste e um pequeno – realmente pequeno – alívio do calor para as demais regiões”.
A faixa leste do estado inclui o litoral, o Vale do Paraíba e a região metropolitana de São Paulo.
Frente fria vai atingir o interior?
Luiz Felippe explica que o Interior Paulista e o Triângulo Mineiro também devem ter uma pequena influência deste ar mais fresco, contudo, as temperaturas estarão tão elevadas que o refresco será pouco perceptível.
Calor acima da média
Um forte padrão de bloqueio estabelecido sobre o Brasil Central está provocando temperaturas muito altas, em torno de 40ºC, em algumas partes do Sudeste e Centro-Oeste.
Os índices de umidade relativa do ar também estão baixos e podem o atingir estado de alerta e até mesmo de emergência. Devido ao cenário, porém, dois novos alertas de perigo potencial forma emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
SAIBA MAIS
Como funciona o pedágio free flow? Sistema começa a operar no interior de SP contudo,
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM