A mãe das gêmeas siamesas de três meses de idade, que estão internadas desde janeiro no Hospital das Clínicas de Ribeirão aguardando para fazer a cirurgia de separação da cabeça, está pedindo ajuda financeira pelas redes sociais. A família que mora em São José dos Campos quer se mudar para Ribeirão Preto.
Claudilene Aparecida dos Santos, de 32 anos, soube que as gêmeas eram siamesas no terceiro mês de gestação por meio do exame de ultrassom. Desde então, passou a fazer acompanhamento médico em São Paulo e, em seguida, transferida para Ribeirão Preto.
“Quando descobrimos que as gêmeas eram siamesas, meu marido passou a trabalhar de pedreiro sem carteira assinada, porque tinha que ficar com meus outros dois filhos, de 12 e 10 anos”, conta Claudilene.
Com previsão da primeira cirurgia de separação de Helena e Heloísa ocorrer somente com um ano e cinco meses, a família está dividida: ela morando com as meninas no HC-RP e o esposo e os dois filhos em São José dos Campos.
“Eu estou esperando passar por perícia para poder receber a Loas (Lei Orgânica de Assistência Social), não temos outra renda a não serem os bicos que meu marido faz, então não temos condições de pagar um aluguel aqui [Ribeirão Preto] para ficarmos juntos”.
O que diz o HC-RP
Em nota, o Hospital das Clínicas disse que não participa ou tem qualquer ingerência sobre campanhas de arrecadação promovidas pelos pacientes. O hospital informou que presta toda a assistência em relação aos cuidados de saúde.
“Em relação aos cuidados de saúde, o HCFMRP-USP presta toda a assistência necessária, incluindo acomodações e suporte integral às crianças e à mãe, visando o bem-estar contínuo. A equipe do hospital está empenhada em fornecer todo o apoio necessário, mantendo-se em contato com a rede de saúde e assistência social local para garantir um acompanhamento adequado”.
Prefeitura de São José dos Campos
A Prefeitura de São José dos Campos informou, por meio de nota, que a família recebe alguns benefícios.
“A Prefeitura de São José dos Campos informa que a família é acompanhada pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) por meio do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) e beneficiária do Programa Bolsa Família, do auxílio gás e está aguardando liberação do governo federal para o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para as gêmeas. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece TFD (Transporte Fora do Domicílio), com transporte de São José dos Campos para Ribeirão Preto e de Ribeirão para São José, com pernoite quando necessário”.
Terceiro caso de gêmeas siamesas em Ribeirão Preto
SAIBA MAIS
Saiba como regularizar a situação eleitoral em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que recebe com demissão por justa causa?