Ainda estamos no inverno, mas não parece. Os termômetros têm passado dos 35ºC diariamente em boa parte do interior de São Paulo. Mas qual a explicação para tanto calor? Segundo a plataforma Climatempo, é a falta de ar polar.
“O calor muito acima do normal é explicado pela falta de ar polar. A última vez que ele entrou forte no Estado de São Paulo foi no fim de agosto”, diz a Climatempo. O Sol forte, por muitas horas consecutivas, e ventos quentes são outras explicações para a onda de calor.
A boa notícia é que, segundo a Climatempo, o calorão deve dar uma pequena trégua. “Uma frente fria está chegando e derruba a temperatura nas próximas 48 horas. Mas o friozinho será por pouco tempo”, informou a plataforma.
VEJA TAMBÉM
Após calor intenso, Ribeirão Preto tem previsão de chuva nesta quinta; Confira
Justiça derruba lei que obriga bares e restaurantes servirem água de graça
Frente fria chegando
Nesta quinta-feira (14), segundo a meteorologia, uma nova frente fria chega ao Estado de São Paulo trazendo nuvens de chuva e ventos frios de origem polar, que vão baixar a temperatura em todo estado. “As menores temperaturas desta quinta-feira, contudo, devem ser observadas à noite”, diz a previsão.
Mas esse cenário, no entanto, não vai durar muito tempo. “Durante o fim de semana, que será o último do inverno, as madrugadas até serão frescas, mas as tardes serão quentes em todo o Estado de São Paulo”, alerta a Climatempo.
Na próxima semana, contudo, espera-se um aumento de calor e todo o Estado de São Paulo, voltando a sensação de “caldeirão fumegante”. Novos recordes de calor podem ser registrados já a partir da segunda-feira (18).
Lembrando que a primavera astronômica começa no dia 23 de setembro, às 3h50, hora de Brasília.
LEIA MAIS
Filha de Tadeu Schmidt tranca curso de faculdade após sofrer homofobia