cotidiano

Saiba a diferença das vacinas da Pfizer para crianças e adultos

Campanha de vacinação da faixa etária de 5 a 11 anos foi iniciada nesta sexta-feira (14) na capital paulista; Meta é imunizar 4,3 milhões de crianças em três semanas

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Governador João Doria (PSDB) acompanhou a vacinação - Foto: Divulgação/Governo de SP)

A campanha de vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no estado de São Paulo começou nesta sexta-feira (14) na capital paulista e nos próximos dias deve chegar às outras regiões. Davi Seremramiwe Xavante, um garoto indígena de 8 anos, foi a primeira criança vacinada.   

A vacina que será aplicada nas crianças, da farmacêutica Pfizer, é a única liberada até o momento para a campanha de imunização contra a covid-19 nesta faixa etária no Brasil. A aprovação foi feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).   

VEJA TAMBÉM - Saúde prepara envio de doses da vacina para Ribeirão Preto

O imunizante pediátrico não é o mesmo aplicado nos adultos. segundo a Anvisa, há diferenças na dosagem, composição e  concentração da vacina para o público infantil - veja a lista abaixo.  

O frasco da vacina para crianças também tem uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. 

Já a aplicação, ambas têm recomendação de duas doses com um intervalo de 21 dias. Sobre o reforço, a Anvisa afirma que ainda não há dados para dizer se a dose de reforço será necessária para as crianças.

Meta  

O Governo de São Paulo estima vacinar 4,3 milhões de crianças com idades entre 5 e 11 no período de três semanas.

Nesta primeira etapa da campanha de vacinação infantil, o Plano Estadual de Imunização recomenda que as 645 Prefeituras do estado priorizem crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. A estimativa é que 850 mil menores nestas condições sejam vacinados de forma prioritária.

O Ministério da Saúde encaminhou apenas 234 mil doses para a Secretaria de São Paulo nesta sexta. A expectativa do Governo do Estado é que o órgão federal encaminhe novos lotes a partir da próxima semana. 

Covid: Veja a diferença da vacina para adultos e crianças - Foto: Divulgação/Anvisa

Mais notícias


Publicidade