Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

docon

Virando o jogo

Como costumo falar, os problemas do Brasil, são os problemas das cidades; Se cada município fizer sua parte, o país resolve grande parte das dificuldades

| ACidadeON/Ribeirao

Duarte Nogueira (PSDB), prefeito de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação)
 
Virando o Jogo

Ao abrirmos uma torneira seja para tomar banho, lavar as mãos ou para preparar um alimento não imaginamos que dos 210 milhões de brasileiros, 35 milhões não possuem acesso à água tratada. 

Este número, apresentado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério de Desenvolvimento Regional, também revela que 100 milhões de pessoas, ou seja, metade da população, não tem acesso à rede de coleta de esgoto no Brasil. 

Como costumo falar, os problemas do Brasil, são os problemas das cidades brasileiras. Se cada município fizer sua parte, o país resolve grande parte das dificuldades que o país enfrenta.  

Em Ribeirão temos nos empenhado para garantir que em 2020 a cidade alcance o 1ª lugar no ranking de saneamento. Até 2019, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) revelou, por meio do levantamento em cidades com mais de 100 mil habitantes, na categoria "Rumo à universalização", que nossa cidade se encontra em 8º lugar entre os 33 municípios de grande porte com melhor saneamento básico no país.  

Isso significa melhoria na qualidade de vida da população. De acordo com o Ministério da Saúde são gastos, anualmente, R$ 200 milhões com tratamento de 28 doenças ligadas ao consumo de água contaminada. 

Ribeirão está fazendo a lição de casa. Já foram implantados 92 quilômetros de novos coletores e interceptores de esgoto, substituídos e implantados 1.450 metros redes de esgoto, 3.500 metros de redes e adutoras. Além disso, 35 mil pessoas serão contempladas com a substituição de 42,2 quilômetros de redes de água e a construção de cinco reservatórios com capacidade total de 6,8 mil m³ que estão em execução. O Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) ainda entregou, nos últimos dois anos, 10 novos poços, beneficiando 30 bairros.  

Ribeirão Preto se destaca entre todas cidades brasileiras, incluindo as capitais dos Estados, como cidade a atingir a universalização do saneamento básico, com 100% da cidade recebendo água tratada, 100% dos bairros com coleta de esgoto e 100% dos bairros com tratamento de esgoto. A universalização do sistema de saneamento básico em Ribeirão Preto levará a cidade de seu porte a ser a primeira do país no ranking do saneamento, a partir de 2020.

*Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto
e-mail: duartenogueira@ribeiraopreto.sp.gov.br

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON