Sebrae faz semana exclusiva para o microempreendedor

Serviço realiza, até sábado, a 6ª Semana do Microempreendedor Individual em Ribeirão Preto, com cursos e oficinas

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Gabriela Virdes

Sebrae de Ribeirão Preto realiza semana exclusiva para o microempreendedor individual. (foto: divulgação / Pixabay)


Muitas pessoas sonham em empreender e, para isso, buscam o MEI (Microempreendedor Individual) como porta de entrada. Com mais de 500 atividades inseridas, as MEIs podem ter renda anual de até R$ 81 mil, um funcionário, benefícios previdenciários e imposto fixo de baixo custo. Atualmente, existem mais de 6,7 milhões de MEIs no Brasil, 1,5 milhões no Estado de São Paulo e 30,7 mil só em Ribeirão Preto.  

E, para atender a esse público e, também, àquelas pessoas que sonham em abrir um negócio próprio, o Sebrae-SP realiza, até sábado (19), a 6ª edição da Semana do MEI.  

Vinícius Nóbrega, consultor do serviço, afirma que ainda há muitos MEIs irregulares em Ribeirão Preto, seja por problemas de inadimplência ou por não ter apresentado a Declaração Anual. Segundo o Sebrae, a taxa de inadimplência dos MEIS em Ribeirão Preto é de 42,57%.  

"Então, a Semana do MEI é uma oportunidade de aproveitar o horário estendido de atendimento para resolver as pendências", diz. "Além disso, o MEI poderá se capacitar e identificar novas oportunidades para seu negócio e melhorar a gestão", completa.

Programação  

Em Ribeirão Preto, a programação da Semana do MEI inclui cursos e oficinas sobre formalização, inovação, formação de preço, controle do dinheiro e vendas.  

Os técnicos do Sebrae também vão tirar dúvidas sobre o funcionamento da modalidade e orientar sobre as vantagens da formalização, apresentar ideias de negócios e dar orientação financeira, além de permitir que o empreendedor registre um CNPJ para sua atividade. Outros serviços gratuitos, como elaboração da Declaração Anual, impressão de DAs e consulta de débitos também estarão disponíveis.  

"O atendimento até sexta-feira será estendido, das 9h às 20h, e no sábado, das 9h às 15h", comenta Nóbrega. "Nos dias 17, 18 e 19 também contaremos com a Caravana do Sebrae Móvel, no Poupatempo, para atender a quem pretende empreender ou melhorar o próprio negócio", conclui.  

O que é o MEI e os números em Ribeirão Preto (Arte / A Cidade)

MEIs devem fazer Declaração Anual até dia 31

O prazo para o MEI (Microempreendedor Individual) entregar sua Dasn-Simei (Declaração Anual do Simples Nacional) se encerra no dia 31 de maio. Mas, até agora, apenas 40% dos MEIs já fizeram isso.  

Quem não cumprir essa obrigação, também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, está sujeito a multas, perda dos benefícios do INSS e ter a empresa cancelada.  

A multa pelo atraso no envio é de no mínimo R$ 50 ou 2% ao mês-calendário ou fração, calculada em cima do montante dos tributos decorrentes do que foi declarado, limitada a 20%.  

Depois do envio da Declaração com atraso, será gerado um boleto para o pagamento. Se a quitação ocorrer no prazo de 30 dias, há desconto de 50% no valor. Mas, se o MEI perder o novo prazo, ele terá de procurar a Receita Federal para impressão com outra data. É importante ressaltar que mesmo que o MEI não tenha faturado nada no ano anterior deve fazer a Declaração.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.