Publicidade

comidadibuteco

Em formato híbrido, Comida di Buteco começa nesta sexta em Ribeirão

Nova edição do concurso com foco no delivery faz campanha para salvar bares; Confira lista de botecos e petiscos

| ACidadeON/Ribeirao -

Foto dos participantes do Comida Di Buteco em 2019 (Foto: Divulgação / Arquivo)

Os amantes de petiscos e cerveja já podem comemorar, nesta sexta-feira (30), começa o Comida di Buteco, concurso gastronômico que elege o melhor 'buteco' do país. Desta vez, a edição será feita de modo híbrido, e os fãs dos bares de Ribeirão Preto poderão experimentar as comidas no estabelecimento, por delivery, ou buscando no local, no formato "para levar". Seguindo a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações dos botecos, os petiscos de 2021 terão um preço fixo de R$ 27.
 
O concurso, que tem como missão "transformar vidas através da cozinha de raiz" acontece até o dia 22 de agosto. O tema da competição será o mesmo que estava previsto para a edição adiada em 2020: os petiscos concorrentes terão que ter alguma raiz ou tubérculo na receita e, se possível, uma apresentação relacionada às "raízes" do bar, isto é, à história do estabelecimento. Os vencedores serão escolhidos por um grupo de jurados.
 
Além do tradicional concurso, o Comida di Buteco trará a campanha "Salve os butecos" para arrecadar recursos para os bares por meio de produtos, bonificações e contribuições para distribuí-los igualmente entre os estabelecimentos participantes em todo o Brasil. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. O acompanhamento das doações será através do "butecômetro" no site comidadibuteco.com.br. A conta para doações é: Banco Santander 033, Agência: 1595, Conta número: 130023050 - Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA, CNPJ: 06.204.569/0001-55.
 
De acordo com Filipe Pereira, organizador do Comida di Buteco, a missão do concurso de transformar vidas através da cozinha de raizse faz mais necessária do que nunca. "Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados butecos já eraonossopropósito, com pandemia se tornouurgente.O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. Prova disso é que 30% dosbotecosparticipantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas nesse último ano", comenta. 

 
Buteco com "u" - Perfil dos participantes 
 
Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como "espontâneos", ou seja, estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família também trabalham no local. 

 
Como funciona?
 
O público e um corpo de jurados visita, vota, e elege o campeão avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e o voto dos jurados os outros 50%. 

Vale lembrar que a votação popular se restringe a quem consome no local, uma vez que a avaliação é mais ampla, com critérios que não se limitam à comida. 

 
Horário de funcionamento
 
Os botecos participantes estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinada pelos governos municipais. Todos foram orientados a cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento.
 

Confira lista de botecos, petiscos e endereço
 
Aquíferos Bar - "Escondidinho du Rei"

Endereço: Rua Francisco Torrecilhas, 199 - Jardim Interlagos
 
Bar da Dona Celina - "Raiz da casa"
Endereço: Rua José Aissum, 125 - Parque dos Bandeirantes
 
Bar do Gil - "Petisco da Chefe"
Endereço: Rua Franca, 432 - Jardim Paulista
 
Bar do Jefferson - "Barquete Libanesa"
Endereço: Rua Edgard Patrick, 20 - Jardim São José
 
BarBaridade - "Chalana Gaúcha"
Endereço: Rua João Bim, 712 (esquina com Rua Patrocínio, cruzamento de seis esquinas) - Campos Eliseos
 
Buteco da Lu - "Croquete de cará da Lu"
Endereço: Rua Altiva de Faria Chaves, 435 - Lagoinha
 
Dimais Espetos Bar - "Sabor da raiz"
Endereço: Rua Antonio Fregonese, 676 - Jardim Manoel Penna
 
Empório Brasília - "Dupla de raiz"
Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 1059 - Centro
 
Empório Mobiglia - "Tá na Tábua"
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1136 - Centro
 
Espeto do Geraldo "Brusfake"
Endereço: Rua Humaitá, 522 - Santa Cruz
 
Fazendeiro Grill - "Shoga caipira"
Endereço: Rua Henrique Dumont, 1265 - Jardim Paulista
 
Garrafão Studio Bar - "Bolinho da Vó"
Endereço: Rua Doutor Soares Romeu, 11 - Jardim América
 
Hocus Porcus - "Bolinha Pig Pong"
Endereço: Rua Marcondes Salgado, 709 - Centro
 
Spettus Bar - "Costela de Adão"
Endereço: Avenida Luiz Galvão Cesar, 1695 - Parque das Andorinhas
 
Spetus di Butecus - "Hambúrguer atolado"
Endereço: Avenida Independência, 3627 - Jardim California
 
Sprint Bar - "Calotinhas"
Endereço: Rua Benedita Rodrigues Domingos, 640 - Lagoinha

Mais notícias


Publicidade