Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Esportes

Triatleta ribeirão-pretano disputa mundial no Havaí

Rafael Falsarella vence etapa do X-Terra e garante classificação para disputar o Mundial, em Maui, no Havaí

| ACidadeON/Ribeirao

Depois de mais de três horas de prova, Rafael Falsarella comemorou o título e a vaga assegurada no Mundial X-Terra, em Maui, no Havaí (foto: Divulgação)

Acostumado a superar os limites, o triatleta ribeirão-pretano Rafael Falsarella, 36, da equipe São Francisco Saúde/Santa Emília/Passaredo/BC ciclismo/AOO energia, conquistou, no último domingo (13), a classificação ao Mundial de Triathlon X-Terra 2018, no Havaí.  

A vaga foi obtida em uma prova longa e dura em um percurso que não é a especialidade do atleta, em Ilha Bela. Ao invés do asfalto para as provas de ciclismo e corrida, Falsarella buscou o título em etapa do X-Terra, que foi realizada em trechos irregulares de mountain bike e mata fechada na corrida.  

"Me surpreendi muito porque faço outro tipo de provas terrestres e não tinha o hábito de correr as provas de cross country, apesar de ter uma boa bagagem de mountain bike em Ribeirão. Meu forte são as provas de triatlo. Treinei pouco especificamente para essa prova, mas fiz muita preparação no asfalto porque aquele tipo de terreno com mata fechada não temos aqui na região", afirmou o triatleta.  

A etapa de Ilha Bela é considerada a mais desafiadora do circuito mundial. "Por causa das subidas e descidas, do terreno acidentado, com pedras, árvores pelo caminho, raízes e buracos, é preciso tomar muito cuidado. Ao mesmo tempo, perder alguns segundos pode definir o campeão e a vaga pro Mundial", disse Falsarella.  

Ele nadou 1,5 km em mar aberto, pedalou 25 km na mata e correu 8,5 km entre paralelepípedos e arbustos no tempo total de 3h10min. O ribeirão-pretano foi o 1º colocado na categoria amador masculino, entre os triatletas na faixa etária dos 35 aos 39 anos.  

SUPERAÇÃO: Depois de mais de três horas de prova, Rafael Falsarella comemorou o título e a vaga assegurada no Mundial X-Terra, em Maui, no Havaí (foto: Divulgação)

Mundial  

Será a primeira vez que Rafael Falsarella disputará o Mundial do X-Terra, que acontecerá em 28 de outubro, em Maui, no Havaí. Desde já, o triatleta começará uma preparação especial para encarar os 1,5 km de natação, 30 km de mountain bike e 10 km de corrida.  

"Agora começa o processo de planejamento financeiro e de tempo para acertar tudo. Há um fuso horário muito grande no Havaí e tenho que chegar pelo menos uma semana antes da prova e treinar lá para conhecer o território", declarou o atleta. 

"A parte da bike foi a mais difícil e tem uma característica muito diferente. Um percurso que, em Ribeirão, faço em 40 minutos, em Ilha Bela demorei uma hora e 40 minutos" (Rafael Falsarella
Triatleta de Ribeirão Preto) 

Evolução  

Esta foi a 3ª vez que Rafael Falsarela disputou o X-Terra. Agora, o triatleta pretende buscar as melhores opções de treino para crescer dentro da modalidade. "Vou me especializar e farei mais treinos específicos na terra e em mata fechada para chegar mais experiente no Mundial", disse Falsarella. 

No Havaí  

3ª vez que Rafael Falsarella irá competir no país. Em 2012 e 2017, o triatleta participou do Ironman.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também