Publicidade

imovelshow

Levantamento da Acirp aponta que o mercado imobiliário cresceu 20% em Ribeirão no ano passado.

Maior objetivo do brasileiro segue sendo sair do aluguel e ter a própria casa, segundo Vox Populi.

| ACidadeON -

 

Com apenas vinte e quatro anos, o representante comercial Leonardo Alves está prestes a realizar dois grandes sonhos: se casar e ter a casa própria. Nessa jornada, dois passos importantes foram dados ao mesmo tempo. Isso porque Leonardo pediu a namorada em casamento no mesmo dia em que a construtora entregou as chaves do seu apartamento. "Eu já vinha planejando e pensando como faria, então percebi que a entrega do apartamento estava próxima. Foi quando tive a ideia de preparar tudo - até porque você pegar a chave do seu imóvel e ainda ter a surpresa de ser pedida em casamento, é muito bom né?! Então pensei que seria a ideia perfeita. Foi então que deu tudo certo", contou Leonardo.

A mudança para o apartamento deve acontecer logo após a cerimônia do casamento, marcada para outubro deste ano. O casal escolheu um imóvel na Zona Norte de Ribeirão Preto, uma vez que eles cresceram naquela região. "E sempre que eu via aquele local, eu dizia quero morar ali", fica localizado do Ipiranga. Estamos fazendo algumas reformas, mexendo em algumas coisas, tudo devagarzinho. Mas não vemos a hora de nos mudar logo", garante o representante comercial.

O imóvel adquirido por eles está entre os milhares vendidos na cidade em 2020, ano em que o mercado imobiliário local registrou um crescimento de cerca de 20%, segundo levantamento da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Parte desse aumento reflete o sonho de milhões de brasileiros de um dia serem donos do lugar onde moram.

Um estudo da Vox Populi, empresa de pesquisas de opinião, revela que ter uma casa própria ainda é o principal desejo dos brasileiros, seguido por educação e plano de saúde. Mas sair do aluguel e, principalmente, escolher onde viver ainda podem ser considerados privilégios, como avalia a arquiteta e urbanista Renata Paladini.

"Ter a casa própria no Brasil é luxo! Conseguir comprar um terreno, ter uma assistência técnica adequada de como construir e de onde construir, isso é privilégio, e é uma coisa muito séria! As pessoas não têm compreensão dos direitos que possuem. Eu, como arquiteta, quando chega um cliente e fala que quer construir uma casa, a primeira pergunta que eu faço é: o que você quer entender como sua casa, sua residência? O que te interessa? Levar seus filhos na

escola, ter escola próxima? Ter um circuito mais rápido para chegar ao seu trabalho? Essas são questões primordiais, porque não basta só pensar no que está no auge ou onde estão dizendo que é o momento e de maior valia. Esse valor de troca, do imóvel, é muito relativo".

A relação dos moradores com o local, inclusive, influencia nesse valor. O sentimento de pertencimento faz com que certas regiões de Ribeirão Preto sejam habitadas por famílias que já estão ali há várias gerações. "Os bairros que formaram a cidade, o Centro, o Ipiranga, a Vila Tibério, são consistentes. Eles estão passando de geração para geração desde a formação da cidade. Contudo, os novos bairros que estão no entorno do município, principalmente os novos condomínios, que é o meio de vender como se morar, que tem uma questão sócio-econômica do que é melhor investimento no momento, então as pessoas que têm realmente a questão de pertencimento ao território; são as que estão residindo nesses bairros que formaram a cidade, os iniciais", avalia Renata Paladini.

Nos próximos episódios do CBN.DOC Especial Morar Bem, vamos explorar em detalhes o mercado imobiliário de Ribeirão Preto e como algumas características regionais animam o setor. Acompanhe!

O CBN.DOC Especial Morar Bem tem a produção de Amanda Pioli. A Sonorização de Mateus Akira e Alexandre Campos. A edição e a apresentação são de Sandra Lambert.



Publicidade

Últimas Notícias

Paisagismo tropical ostenta texturas e cores perenes
Ribeirão Preto terá o primeiro Supermercado Copercana
Modernità, em Franca, será entregue pela Ascen em dezembro
Pioneira, Morada leva edifícios para o Parque das Oliveiras
Casa Rara e Jacuzzi exibem ideias para casa mais Wellness
Casa Rara apresenta porcelanato que elimina vírus e bactéria
Saiba os benefícios de viver na Zona Norte de Ribeirão Preto
Parque das Oliveiras atrai indústria, comércio e serviços
As melhores opções de apartamentos na Zona Norte de Ribeirão
Copercana aposta na expansão da Zona Oeste de Ribeirão Preto
Pedreschi Construtora comemora 30 anos inovando no mercado imobiliário
Entenda o que é um apartamento de qualidade Premium
Conheça a BRZ e os melhores apartamentos na Zona Norte
A Casa Rara apresenta lançamentos exclusivos da Vallvé
Banheiro transformado em espaço de relaxamento e bem-estar
Todeschini confirma presença na 3ª edição da CASACOR
Com foco em lâminas de madeira, Todeschini lança Origine II
Com responsabilidade social ativa, Todeschini faz diferença
Todeschini oferece excelência em móveis planejados
O futuro chegou a Ribeirão Preto
Especial Publicitário

Publicidade

Viu Essa?

Andressa Suita coloca mansão que morou com Gusttavo Lima à venda por R$ 13 milhões
O que é Noivinha do Aristides que está bombando no Twitter?
Thiaguinho e Carol Peixinho são flagrados durante jantar em churrascaria de luxo

Mais notícias


Publicidade