Aguarde...

Lazer e Cultura

Ribeirão Preto tem muro grafitado com expressões indígenas

Grafiteiro Lobão escolheu o local para homenagear os primeiros habitantes do País e reforçar suas lições sobre o meio ambiente

| ACidadeON/Ribeirao

Muro de 150 metros no centro da cidade representa a comunidade indígena (Foto: Weber Sian/ ACidade ON).
Quem passa pelo cruzamento das ruas Duque de Caxias e Saldanha Marinho, no centro de Ribeirão Preto, percebe que a paisagem mudou. Representadas em cerca de 150 metros, quatro etnias indígenas conversam através do olhar com a população que anda pelo local.  

O grafiteiro ribeirão-pretano Lobão escolheu o local devido as condições do muro. Autorizado pelo dono, o artista usou cerca de dez latas de spray e 40 litros de tinta para elaborar a obra.  

Morando no Rio de Janeiro, este é o quarto mural que Lobão grafita em sua cidade natal. O primeiro ainda estampa a entrada do Armazém Baixada com os artistas Dominguinhos, Cartola, Elza Soares, Elis Regina, Ney Matogrosso, Sabotage, Mart'nália e Cássia Eller.  

Já o segundo segue a temática 'Respeite as Diferenças' e estampa os rostos de Marielle Franco, Liniker, o indígena Xiti da etinia Nukini além dos ribeirão-pretanos Elieser Pereira (ativista conhecido como Leser) e Kelsen (tatuador muito conhecido na cidade). O terceiro estampa o Estádio Santa Cruz, com os ex-jogadores Sócrates, Raí e Zé Mário.

"Há algum tempo tenho estado bem perto dos povos da floresta. Povo que vive e segue leis da natureza, a força que vem da floresta é algo extraordinário. Meu objetivo final é passar um pouco desta firmeza aos transeuntes, chamar atenção para as coisas simples e mágicas de nosso país", conta o grafiteiro.  

O artista se surpreendeu com a expansão da arte do grafite pelos muros e locais de Ribeirão Preto. "O grafite é mais um braço forte das artes, tem um grande poder de alcance, se feito com amor e técnica apuradas. Temos grandes chances de formar ou mudar opiniões, chamar as pessoas para uma reflexão, e assim contribuir para o consciente coletivo. Cada vez que volto percebo que tem novos artistas. Afirmo com toda convicção que Ribeirão Preto está bem servido de artistas e escritores de rua", finaliza.  

Confira fotos do novo grafite na cidade:  
 

Leia também: 

Avenida de Ribeirão ganha grafite realista de Lobão  

Mural em homenagem a Ribeirão chama atenção e ganha destaque  

Artistas e crianças fazem grafite no muro da EPTV Ribeirão


Mais do ACidade ON