Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Lazer e Cultura

Ribeirão Preto tem muro grafitado com expressões indígenas

Grafiteiro Lobão escolheu o local para homenagear os primeiros habitantes do País e reforçar suas lições sobre o meio ambiente

| ACidadeON/Ribeirao

Muro de 150 metros no centro da cidade representa a comunidade indígena (Foto: Weber Sian/ ACidade ON).
Quem passa pelo cruzamento das ruas Duque de Caxias e Saldanha Marinho, no centro de Ribeirão Preto, percebe que a paisagem mudou. Representadas em cerca de 150 metros, quatro etnias indígenas conversam através do olhar com a população que anda pelo local.  

O grafiteiro ribeirão-pretano Lobão escolheu o local devido as condições do muro. Autorizado pelo dono, o artista usou cerca de dez latas de spray e 40 litros de tinta para elaborar a obra.  

Morando no Rio de Janeiro, este é o quarto mural que Lobão grafita em sua cidade natal. O primeiro ainda estampa a entrada do Armazém Baixada com os artistas Dominguinhos, Cartola, Elza Soares, Elis Regina, Ney Matogrosso, Sabotage, Mart'nália e Cássia Eller.  

Já o segundo segue a temática 'Respeite as Diferenças' e estampa os rostos de Marielle Franco, Liniker, o indígena Xiti da etinia Nukini além dos ribeirão-pretanos Elieser Pereira (ativista conhecido como Leser) e Kelsen (tatuador muito conhecido na cidade). O terceiro estampa o Estádio Santa Cruz, com os ex-jogadores Sócrates, Raí e Zé Mário.

"Há algum tempo tenho estado bem perto dos povos da floresta. Povo que vive e segue leis da natureza, a força que vem da floresta é algo extraordinário. Meu objetivo final é passar um pouco desta firmeza aos transeuntes, chamar atenção para as coisas simples e mágicas de nosso país", conta o grafiteiro.  

O artista se surpreendeu com a expansão da arte do grafite pelos muros e locais de Ribeirão Preto. "O grafite é mais um braço forte das artes, tem um grande poder de alcance, se feito com amor e técnica apuradas. Temos grandes chances de formar ou mudar opiniões, chamar as pessoas para uma reflexão, e assim contribuir para o consciente coletivo. Cada vez que volto percebo que tem novos artistas. Afirmo com toda convicção que Ribeirão Preto está bem servido de artistas e escritores de rua", finaliza.  

Confira fotos do novo grafite na cidade:  
 

Leia também: 

Avenida de Ribeirão ganha grafite realista de Lobão  

Mural em homenagem a Ribeirão chama atenção e ganha destaque  

Artistas e crianças fazem grafite no muro da EPTV Ribeirão


Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON