Ribeirão Preto recebe especial Concertos Petrobras EPTV

Violinista francês Régis Pasquier integra quarteto brasileiro e interpreta obras de Tchaikovsky e Debussy

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Valeska Mateus
Alvaro Yanez / Divulgação
Violinista Régis Pasquier se apresenta no palco do Theatro Pedro II nesta quarta-feira (19) (Foto: Alvaro Yanez / Divulgação)

 

Ribeirão Preto recebe nesta quarta-feira (19) o especial “Concertos Petrobras EPTV” com obras de Claude Debussy e Piotr Ilitch Tchaikovsky, interpretadas pelo consagrado violinista francês Régis Pasquier - considerado melhor solista do ano por seis vezes na França - e os renomados brasileiros: o violoncelista Roberto Ping, o violinista Pablo de León e o violista Horácio Schaefer.

Parceria musical que surgiu nos anos 90, quando Ping e Pasquier se conheceram em uma série de concertos em São Paulo. Mas, somente anos depois, em 2001, o entrosamento artístico e a afinidade cultural os levaram a subir ao palco juntos em uma turnê. “Além da música, o relacionamento pessoal foi extraordinário. O Régis é um grande artista e uma pessoa fascinante, profundo conhecedor também de literatura, artes plásticas...”, comenta Ping.

Desde então, a essa sintonia musical se uniram o violista Schaefer e o violinista León, que já compunha o trio nacional com Ping. Com a mesma paixão pela música clássica instrumental, o quarteto de cordas já faz concertos há 14 anos, no Brasil e na Argentina.

No programa da noite, o repertório traz dois compositores que promovem um contraponto e movimento ao concerto. Duas obras consagradas, uma do moderno compositor francês Debussy e a outra traduzindo o romantismo do russo Tchaikovsky.

“Para nós é uma oportunidade muito grande tocar um compositor francês como Debussy com um violinista da mesma nacionalidade, que tem esse espírito e tradução. A França é sinônimo de elegância, de charme e esse quarteto traduz isso. Régis passou toda a elegância dessa obra no nosso trabalho”, detalha Ping, que considera uma oportunidade tocar compositores considerados patrimônios da humanidade em concertos gratuitos. “É importante levar essas obras a todos os lugares e no interior de São Paulo há uma receptividade muito grande”, conclui o violoncelista.

Programa
P. I. Tchaikovsky
(1840 – 1893)
Quarteto para cordas nº 1 em ré maior, Op. 11

C. Debussy
(1862 - 1918)
Quarteto para cordas em sol menor, Op.10

SERVIÇO
Concertos Petrobras - EPTV 

Quando: Quarta-feira (19), às 20h
Onde: Theatro Pedro II (rua Álvares Cabral, 370 - Centro)
Quanto: Entrada franca
Retirada de ingressos na bilheteria do teatro.
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.