Espetáculo reúne mágica e tecnologia em Ribeirão Preto

Brincando com realidade e ficção, o show 'I-Magem e-Mágica' levanta diversos questionamentos

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem
Mathilde Lawrynow  / Divulgação
Celio Amino apresenta o espetáculo "I-Magem e-Mágica" em Ribeirão Preto (foto: Mathilde Lawrynow / Divulgação)

 

“É uma tecnologia desconhecida ou uma engenhosidade do próprio mágico?”. Essa e outras perguntas não vão sair da sua cabeça durante o espetáculo “I-Magem e-Mágica”, que o Sesc Ribeirão apresenta amanhã à noite. Nele, o mágico Celio Amino combina circo, ilusão e tecnologia como numa grande brincadeira.

O nome do espetáculo usa prefixos familiares a esta era digital – como em iPhone e e-mail - propositalmente. Tem a ver com o conceito que Celio desenvolve para o espetáculo, voltado para efeitos que usam a tecnologia, mas não podem ser explicados por ela.

“Hoje, a grande maioria das pessoas tem um smartphone. No show, é possível fazer diversas coisas utilizando os recursos deles, mas as pessoas não conseguem enxergar como, com aqueles recursos, deu para fazer aquilo. E surge a pergunta: é tecnologia ou mágica?”, explica o mágico.

“I-Magem e-Mágica” faz parte do projeto “Muito além da mágica”, de Celio, que usa tecnologia de ponta em todos os truques. Durante o espetáculo, o público encontra um leque de respostas vindas da utilização de objetos ou aplicativos que já se acostumaram a usar.

“Todas essas tecnologias influenciam outras áreas que o público ainda desconhece. Nós usamos tecnologia hoje até na maneira como nos locomovemos, como com o Uber [aplicativo de taxi]. Ela está na área médica, na de ensino e nós acabamos, muitas vezes, não nos dando conta de sua grandiosidade. Acaba parecendo que sempre existiram”, comenta Celio.

No show – ou melhor, “na viagem”, como o mágico diz –, questionamentos nunca antes levantados vêm à tona. O que é realidade, ficção e efeito terá outro sentido durante o “I-magem e-Mágica”.

E para o gran finale, Celio promete usar uma foto do espectador que mostrará o futuro: a carta que ele escolherá no momento seguinte. O espectador julga se será tecnologia ou mágica. (Giovanna Romero, sob supervisão de Silvia Pereira

O MÁGICO

Celio Amino se encantou pela mágica aos 6 anos de idade. Crescido, formou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mas o amor pela arte de iludir e divertir o público falou mais alto. Tornou-se profissional na área há mais de duas décadas. Pioneiro no chamado “Ilusionismo multimídia”, o mágico tem outras produções voltadas para esse tipo de espetáculo, como “Além da Mágica” e “O Grande Mágico Mistério”, que também viajam pelo Brasil.

Serviço

I-Magem e-Mágica

QUANDO: Quinta-feira (10), às 20h30

ONDE: Sesc Ribeirão

(Rua Tibiriçá, 50)

QUANTO: R$ 8,50 (meia);

R$ 17 (inteira) 

INF.: (16)  3977-4477


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.