Escritor retrata casos e acasos em seu novo romance

Menalton Braff lança 'Noite Adentro' na Biblioteca Padre Euclides neste sábado (7)

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem
Milena Aurea / A Cidade
Menalton Braff retrata casos e acasos em seu novo romance, que será lançado na Biblioteca Padre Euclides (Foto: Milena Aurea / A Cidade)

 

Era para ser só mais um romance na vasta carreira do escritor Menalton Braff, mas tornou-se uma trilogia com histórias que passam de geração em geração. Depois de “Tapete de Silêncio” (2011) e “Pouso do Sossego” (2014), ele lança “Noite Adentro”, amanhã, na Biblioteca Padre Euclides.

O novo livro do gaúcho – que vive em Serrana – encerra a trilogia “Tempos Fugit”, que se passa na pequena cidade de Pouso do Sossego. Segundo ele, a história do primeiro volume deixou uma pontinha de curiosidade sobre uma possível continuação. “Ao terminar ‘Tapete de Silêncio, eu senti um certo vazio sobre o significado e percebi que aquilo precisava continuar. Então, no decorrer da escritura, surgiu a necessidade de se fazer uma trilogia. Os temas e os subtemas foram amadurecendo e eu percebi que a minha matéria principal era o tempo e o tempo precisava arredondar no final de tudo”, explica.

A cada volume, uma geração protagoniza a continuação da história. A ideia é mostrar como o tempo age sobre uma cidade e, principalmente, sobre as pessoas.

Em seu 24º livro, Braff coloca em pauta as mudanças de hábito de uma cidadezinha do interior e de uma família. A narrativa descreve encontros, sentimentos, respeito.

“O subtema deste terceiro volume é a curiosidade dos personagens, que, em busca de conexões, partem para a noite, assim como a vida que continua”, diz. (Giovanna Romero, sob supervisão de Silvia Pereira)

PREMIADO
Professor, contista e romancista, Menalton Braff tem 79 anos e 24 livros publicados. Em 2000, tornou-se nacionalmente conhecido ao vencer o prêmio Jabuti de Literatura com “À Sombra do Cipreste”. Também recebeu menção honrosa do Prêmio Casa de Las Américas, de Havana (Cuba), em 2009, e foi finalista e semifinalista de outras premiações, como Portugal Telecom, São Paulo de Literatura e Jornada de Passo Fundo. O autor, que vive atualmente para a literatura, já tem em mente novas histórias, que virarão os romances “Os Olhos de Meu Pai” e “Cenas de Um Amor Imperfeito”.

SERVIÇO
Manhã de autógrafos de ‘Noite Adentro’,
de Menalton Braff
QUANDO:
Sábado (7), às 10h
ONDE:
Biblioteca Padre Euclides (Rua Visconde de Inhaúma, 490 – 1º andar)
QUANTO:
R$ 45 (o exemplar)
INF.: 
(16)  3610-0676


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.