Livro escrito a 12 mãos por autores de Ribeirão Preto e região é lançado

Os 'Seis Inseparáveis' narra a história de seis amigos de faculdade que combinam de se encontrar cinco anos após a formatura

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem
Weber Sian / A Cidade
Organizador - O autor Raul Otuzi usou a internet para recrutar e trocar material com os autores parceiros (foto:Weber Sian / A Cidade)

 

Durante o encontro de seis amigos de faculdade um homicídio é cometido. Sabe-se quem matou, mas não quem morreu. Para descobrir a identidade da vítima, o leitor de “Os Seis Inseparáveis” terá acesso a seis versões dos fatos anteriores ao crime, correspondentes ao ponto de vista de cada um dos personagens envolvidos.

Até aí parece um romance de suspense como tantos outros, mas uma série de características em sua concepção o tornam uma experiência única, a começar pela autoria: “Os Seis Inseparáveis” é escrito a 12 mãos, por três homens e três mulheres, em um processo colaborativo organizado pelo escritor ribeirão-pretano Raul Otuzi - autor também de “Tristes finais para começos infelizes” (contos, de 2015) e “Cenas de Um Casal Publicitário: ou qualquer outro nas galáxias” (romance, de 2016).

Os homens escreveram na pele de personagens femininos, e as mulheres, na dos masculinos, para responder a ótimas questões: “será que nós conseguimos nos enxergar no lugar do outro, ainda mais se esse outro for tão diferente de nós? Até que ponto? Com qual profundidade? Eu queria explorar esses aspectos no livro e deu certo”, conta Otuzi.

SAIBA MAIS: Leia a entrevista com os autores do livro 'Os Seis Inseparáveis'
 

O e-mail foi a principal ferramenta de comunicação entre os autores, que iam escrevendo suas partes separadamente e só tinham acesso às dos demais ao final de cada capítulo. Até as versões de todos os personagens chegarem ao marco temporal do crime, nenhum deles sabia o final - nem Otuzi, que só o elaborou na hora de escrevê-lo, com base em tudo o que os parceiros haviam criado até ali. Ele ficou com a versão da assassina, revelada logo no primeiro capítulo.

“Pensei nisso para fugir do esquema que a maioria dos livros de suspense segue e também para ter mais mistério e controle. Assim pudemos ser, ao mesmo tempo, mais autênticos e cuidadosos, fabricando uma maior tensão ao longo das 430 páginas”, diz o autor.

O processo

Otuzi conta que teve a ideia de fazer um livro colaborativo depois de montar a sinopse do romance policial, em fevereiro. Postou no Facebook que estava procurando cinco autores para escrever a versão de cada um dos personagens. Teve retorno de quase 100 interessados, entre os quais selecionou Daniela Veludo, Fernando H. Domingos, Loris Reggiani, Márcia Carvalho e Marilia Oliveira. “Por volta de 50 me enviaram textos. Troquei e-mails com todos e, por alguns dias, apresentei uma série de dificuldades, como prazo e pressão, para notar o quanto estavam empenhados em assumir a responsabilidade de escrever um livro assim. No fim, os cinco foram escolhidos pela combinação de brilho criativo, atitude e traquejo social”, explica Otuzi. A escolha resultou tão bem sucedida que os 85 capítulos de “Os Seis Inseparáveis” ficou pronto em três meses e meio. “Questão de sintonia mesmo”, diz Otuzi.(Colaboração: Giovanna Romero, com supervisão de Silvia Pereira

SINOPSE

Os “Seis Inseparáveis” narra a história de seis amigos de faculdade que combinam de se encontrar cinco anos após a formatura, para três dias de festa em uma chácara isolada no município de Ribeirão Preto. O encontro entre Fábio, Manu, Leandro, Guilherme, Diana e Renato - que transformou-se em Helena -, termina em tragédia no último dia do encontro. 

SERVIÇO
Livro ‘Os Seis Inseparáveis’
EDITORA: Novo Século
ONDE COMPRAR: Livrarias virtuais Saraiva, Cultura e Amazon
QUANTO: R$ 39,90


2 Comentário(s)

Comentário

MARIO BODNAR

Publicado:

Raul, você nos inspira! Parabéns e obrigado por tudo que aprendi e aprendo contigo! Comprei o livro hoje e vou ler com orgulho. Abraços, Mario

Comentário

Bruno Andrade

Publicado:

Raul é um brilhante professor e escritor.... Raul sou muito seu fã.... parabéns pelo trabalho diferenciado.... Certamente vou ler seu livro.. Abraços Bruno